Esportes

Após prata, Isaquias mira medalha em prova curta: 'Não posso errar'

RIO ? A medalha de prata no peito não parece ter diminuído o apetite do baiano Isaquias Queiroz, de 22 anos, na Olimpíada do Rio. Após levar a canoagem brasileira pela primeira vez na história a um pódio olímpico, com a segunda colocação na final da C1 1000m, Isaquias já começou a planejar sua participação em outra prova individual, mais curta: a C1 200m, cujas eliminatórias acontecem na quarta-feira, com finais na quinta:

? Vim para cá com o objetivo de ganhar três medalhas. A primeira eu já conquistei hoje (terça). Agora, a próxima é a C1 200m. Treinei muito para ela. É uma prova em que não posso errar ? afirmou o brasileiro. ? E acho que posso ganhar no C2 1000m com o Erlon (Souza) também ? completou o canoísta, referindo-se à terceira e última prova que disputará no Rio, esta somente a partir de sexta-feira.

Na C1 200m, Isaquias não enfrentará o adversário que lhe tirou o ouro nesta terça-feira: o alemão Sebastian Brendel, agora bicampeão olímpico na C1 1000m. Desde que levou o ouro em Londres-2012, Brendel disputou 20 provas internacionais de C1 1000m e saiu vitorioso em 18, incluindo a final na Lagoa Rodrigo de Freitas. Desde 2013, ele e Isaquias se enfrentaram sete vezes em finais da categoria, sempre com vitórias do alemão. Classificando Brendel como “monstro”, o brasileiro rasgou elogios ao adversário após a prova:

? Estou muito feliz com essa medalha de prata. Fiquei atrás só desse ‘monstro’ que é o Brendel. Ele rema muito, tenho muita admiração por ele ? afirmou Isaquias, dizendo que o vento frontal fez uma ligeira diferença durante a prova. ? Eu sabia que o Brendel rema muito mais do que eu quando tem vento de frente. Precisei adaptar minha tática para segurar um pouco o ritmo e não chegar estourado no final.

BRONZE NO CURRÍCULO

Brendel, por sua vez, mostrou a serenidade característica após conquistar seu segundo ouro olímpico. O alemão assumiu a liderança na metade da prova, brigando lado a lado com Isaquias, mas mostrou vitalidade para arrancar nos últimos metros e cruzar a chegada com relativa tranquilidade:

? Em alguns momentos você pensa que pode perder, mas eu estava muito preparado. Acho que lido bem com a pressão. Meu colega que levou a prata (Isaquias) teve uma tática especial, mas não sei se ele foi muito bem sucedido. Consegui manter contato durante toda a prova e acho que essa foi a chave para ser bem sucedido hoje ? avaliou Brendel.

Isaquias disputará nesta quarta-feira a segunda bateria da C1 200m, marcada para 9h23m. Os cinco melhores avançam para as semifinais, disputadas a partir de10h40m. O baiano foi bronze na C1 200m no último Mundial de canoagem, em 2015.