Cotidiano

Após polêmicas, Temer elogia ministro da Saúde em discurso

29597561271_642ca563b4_h.jpgBRASÍLIA ? Ricardo Barros, ministro da Saúde com declarações polêmicas, passou de ministro pendurado para fortemente elogiado em público pelo presidente Michel Temer. Em cerimônia com resultados de reforma administrativa na pasta, nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, Temer disse que promoveu Barros a “ótimo administrador”, e que só ele combateu “malefícios” da saúde nacional em apenas quatro meses.

? Apenas quem consegue resolver em quatro meses muito males e malefícios da saúde, é o Ricardo Barros ? exaltou Temer, completando: ? Sempre soubemos, o Ricardo é um bom administrador. Hoje, em face do relato que fez dos seus quatro meses de governo, eu quero promovê-lo a ótimo administrador. Não tenho a menor dúvida disso.

Ricardo Barros já deu declarações que arranharam a imagem do governo, dizendo que pacientes imaginam doenças, que o tamanho do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser revisto, e que homens trabalham mais do que mulheres. Desde o começo do governo interino, a cadeira de Barros na saúde era cogitada em reformas ministeriais, seguindo a avaliação de que seu desempenho era abaixo do esperado e que dava munição a críticos do governo.

No púlpito, Michel Temer mencionou o nome do ministro da Saúde por 16 vezes. Temer enalteceu que Barros é o maior exemplo da tentativa do governo de reunificar o país, um de seus temas preferidos nos discursos. O presidente disse também, dirigindo-se ao ministro, que gostaria de, ao fim da gestão na Presidência, em pouco mais de dois anos, que acabassem as filas nos hospitais públicos, enfatizando que confia no trabalho de Barros.

? Quem sabe, Ricardo, ao longo destes breves dois anos e poucos meses, nós possamos ter noticiário na televisão mostrando que não há fila nenhuma nos hospitais públicos. Eu confio no seu trabalho.