Esportes

Após perder do Chile, Messi diz que encerra carreira na seleção

Argentina perde por 4 a 2 nos pênaltis para o Chile

EAST RUTHERFORD, Nova Jersey – Lionel Messi anunciou em entrevista ao canal “TYC Sports” que não jogará mais pela seleção argentina após a derrota por 4 a 2 nos pênaltis para o Chile, na final da Copa América Centenário, neste domingo.

— É incrível, mas não dá. Não passamos outra vez nos pênaltis. É a terceira final seguida. Nós buscamos, tentamos. É difícil, o momento é duro para qualquer análise. No vestiário pensei que acabou para mim a seleção, não é para mim. É o que sinto agora é uma tristeza grande que volto a sentir. Foram quatro finais, infelizmente não consegui. Era o que mais desejava. É para o bem de todos. Por mim e por todos. Muitos desejam isso. Não se conformam com chegar à final, nós também não nos conformamos. Perdemos outra vez nos pênaltis. — lamentou o jogador, de 29 anos, que durante a Copa América chegou aos 55 gols com a camisa da seleção e superou Batistuta como maior artilheiro da equipe argentina na história.

Novamente nos pênaltis, os argentinos foram derrotados pelo Chile na final da Copa América. Messi perdeu a primeira cobrança, logo após Vidal ter desperdiçado a sua. Depois o volante Biglia também errou, e os chilenos venceram por 4 a 2 (a Argentina perdera a final da Copa América de 2015 por 4 a 1 nos penais, para os chilenos; a final da Copa do Mundo de 2014, por 1 a 0, na prorrogação, contra a Alemanha; e também a final da Copa América, de 2007, essas todas com Messi).

A repercussão na imprensa, claro, foi enorme. O diário esportivo argentino “Olé” estampou em sua capa, na versão digital: “Não se vá”, num pedido para que o craque reconsidere sua decisão de se aposentar da seleção.

Outro jornal da Argentina, o “Clarín”, também na versão online, sentenciou: “A Argentina voltou a falhar numa final”.

Na Europa, o “L'Equipe”, da França, chamou os quatro fracassos de Messi em decisões com a seleção de “as quatro finais malditas do argentino”.

Os jornais espanhóis deram grande destaque à agonia do craque do Barcelona. “Seu pesadelo com a camisa argentina nunca poderia ser mais cruel”, analisa o “Mundo Deportivo”, para quem Messi foi o melhor em campo mas só será lembrado pelo erro na cobrança do pênalti.

O “Sport”, de Barcelona, faz a observação: “Messi percebeu: Argentina nunca será o Barcelona”. E o “AS”, de Madri, apenas informa que “Messi anuncia seu adeus à seleção argentina”, com imagem de Messi de joelhos no gramado do Met Life Stadium, em Nova Jersey (EUA).