Esportes

Após perder bronze, jogadoras agradecem torcida e começam a traçar futuro

201608191610161293_AFP.jpgSÃO PAULO ? Após a derrota por 2 a 1 para o Canadá nesta terça-feira na decisão de terceiro lugar da Olimpíada, as jogadoras e a comissão técnica da seleção feminina de futebol agradeceram o apoio da torcida e foram consoladas por voluntários que trabalham na Arena Corinthians, em São Paulo. Com o fim do ciclo olímpico, as atletas já começam a traçar o futuro e dizem esperar que os Jogos Olímpicos tenham colocado a modalidade em outro patamar. Brasil perde bronze no futebol feminino

Acostumado com a cobrança do futebol masculino, o técnico Vadão disse que ficou impressionado com o apoio recebido das arquibancadas:

? Fiquei assustado e impressionado com a torcida porque embora a gente não tivesse conquistado a medalha de ouro, a gente conquistou o coração do torcedor brasileiro. Tínhamos o estádio lotado mais uma vez. A impressão é que o brasileiro vai enxergar o futebol feminino de outra forma.

Mais experiente atleta do elenco, a meio-campo Formiga disse que pretende estudar para ser treinadora de futebol e ajudar novos talentos a jogar futebol. Segundo ela, hoje em dias muitas jovens atletas vão para o exterior ou param de jogar por não ter campeonatos fortes ou estrutura para treinar:

? Minha saída da seleção não é por chateação nem nada, é para pensar no meu futuro e poder ajudar essas meninas novas que estão chegando aí. Quero muito ajudar essas meninas novas, mesmo não se tendo espaço. Onde eu puder estar, para que meninas tenham dignidade para jogar futebol, não tenha dúvidas que vou me dedicar a isso.

A meio-campo Marta afirmou que só terá dois dias para descansar antes de voltar para a Suécia, onde disputará jogos decisivos pelo Rosengard FC. Questionada sobre como vê seu futuro na seleção brasileira, respondeu que a rotina de atleta a impede de pensar em como estará daqui quatro anos:

? Atleta não tem tanto tempo para pensar, se lamentar, pensar ‘daqui quatro anos vou estar brigando de novo por uma medalha’. Então a gente tem que viver um dia de cada vez. Vou deixar as coisas acontecerem, o tempo passar e aí a gente vai ter uma resposta.

Canadá derrota Brasil e leva o bronze

A goleira Bárbara disse esperar que a CBF mantenha a seleção permanente, time criado para dar sequência de jogo às atletas brasileiras. Segundo ela, com preparação adequada e um calendário constante para as meninas será possível repor peças importantes, como Formiga, que pensa em se aposentar, e a própria Marta, que, por jogar no exterior, não pode estar sempre com a seleção.

? Com a seleção permanente só fiz crescer. A gente vai em busca dessa melhoria para na próxima Olimpíada brigar pela medalha de ouro. A gente tem quatro anos para a próxima Olimpíada. Se em dois anos, a gente já conseguiu resultado bom, mesmo sem medalha, em quatro anos podemos ir mais longe. Tem que agradecer esse público maravilhoso.

Ao final do jogo, as jogadoras brasileiras foram consoladas por dezenas de voluntários que trabalharam na Arena Corinthians. Enquanto saiam do campo ainda chorando, as atletas foram aplaudidas pelos voluntários. Na saída para o ônibus, os voluntários pediram abraços, fotos e autógrafos para as meninas.