Esportes

Após ouro olímpico, Del Nero volta aos holofotes e elogia projeto da CBF

20160822110643_57bb06f3786ac.jpg

Dois dias após a inédita conquista da medalha de ouro pela seleção brasileira masculina, na Olimpíada do Rio, o presidente da CBF Marco Polo Del Nero abandonou um pouco a postura discreta dos últimos tempos e elogiou por alguns minutos o projeto olímpico da entidade, antes do técnico Tite fazer sua primeira convocação à frente da seleção.

Del Nero, que na apresentação de Tite, em julho, havia se limitado a entregar uma camisa da seleção para o treinador e cumprimentá-lo, desta vez aproveitou a oportunidade para listar números que, na sua opinião, comprovam o sucesso do projeto da CBF para a Olimpíada. Del Nero citou que a seleção olímpica disputou 18 amistosos nos últimos anos, vencendo 13 e empatando três.

Segundo o presidente da CBF, foram observados neste período um total de 82 jogadores de clubes de 12 países. Do grupo de 18 jogadores que conquistaram a medalha de ouro, somente os três acima da idade olímpica (Weverton, Renato Augusto e Neymar) não haviam sido chamados para os amistosos olímpicos neste período.

– O projeto olímpico da CBF não começou ontem nem há trinta dias. O projeto teve início após a Copa do Mundo de 2014, foram dois anos de intenso trabalho de observação. É bom lembrar que foi o (Alexandre) Gallo o técnico que começou esse trabalho, vamos homenageá-lo, depois veio Rogério Micale e Ernesto Damiani, esse grupo que conquistou a inedita medalha – afirmou Del Nero.

Embora tenha citado Gallo, o presidente da CBF não citou outro nome que esteve diretamente ligado ao projeto olímpico: Dunga, demitido da seleção principal há dois meses, e que seria o comandante da seleção olímpica na Rio-2016. Del Nero citou apenas que houve a possibilidade de Tite, que assumiu a seleção principal após a demissão de Dunga, também dirigisse a equipe olímpica:

– O projeto, falando francamente, tinha possibilidade do Micale ficar fora e o Tite assumir. Ele (Tite) foi convidado para isso, mas falou: “Presidente, vamos deixar lá quem já está trabalhando há bastante tempo”. Foi importante a observação do Tite, eu ouvi e agora somos campeões – vibrou Del Nero.

– Nossos jogadores se comportaram como homens, valentes, guerreiros e venceram um jogo difícil contra a Alemanha – elogiou o presidente da CBF.