Cotidiano

Após oito anos, Feira do Pequeno Produtor deixa a Avenida Brasil

A partir do dia 30, ela será realizada na praça Wilson Joffre, no centro da cidade

Cascavel – A partir do dia 30 de agosto, um domingo, a Feira do Pequeno Produtor, terá um novo endereço: a Praça Wilson Joffre. O espaço com acesso pela Rua Sete de Setembro será a sede dos comerciantes também as terças e quintas-feiras, uma vez que, para os domingos, o local já estava confirmado. Durante os sábados, os produtos seguem sendo vendidos nas proximidades da Prefeitura.

O novo local é provisório e se deve às obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), que devem reurbanizar o espaço atual da feira, localizado no canteiro central da Avenida Brasil, que segue sendo utilizado até o dia 27, uma quinta-feira.

Segundo os comerciantes, o dia 30 foi um pedido do Município para que se deixasse a área, a qual os feirantes ocupam desde 2007, conforme informações da Secretaria de Agricultura.

A escolha pelo novo espaço ocorreu em reunião entre os feirantes realizada há cerca de 30 dias. Na quarta-feira (19), cerca de dez comerciantes realizavam a marcação de espaços.

“As cerca de 80 barracas serão transferidas para cá no dia 30”, afirma o presidente da feira, Carlos Cavichioni.

De acordo com o líder dos feirantes, durante os próximos dias haverá divulgação do novo local por meio da imprensa e também de faixas instaladas ao redor da praça. O Município ainda fará a ligação da energia elétrica na área.

Outro espaço que chegou a ser proposto pela prefeitura foi o estacionamento do Centro Cultural Gilberto Mayer e Teatro Municipal, no entanto, foi descartado por conta do menor movimento no local e da realização de eventos nos espaços culturais que demandariam do estacionamento.

 O Município cedeu o espaço onde hoje é o Terminal Oeste, que passará por adequações, para ser o espaço definitivo dos feirantes. O novo local poderá ser usado após a construção de um novo terminal nas imediações do atual.

Motivos apontados

Os vendedores relatam que os motivos que levaram a escolher a Praça Wilson Joffre são o grande fluxo de pessoas e a existência de banheiros e disponibilidade de água. Em relação à possível dificuldade dos clientes em relação à procura por vagas de estacionamento, os feirantes alegam que em outros lugares do centro da cidade essa questão também ocorre. Já Cavichioni lembra que há grande quantidade de estacionamentos particulares no entorno.

“Nossos clientes já afirmaram que preferem deixar o veículo em local mais seguro”, afirma.

(Com informações de Marcelo Machado)