Esportes

Após municípios, entidades ajudarão nas ações ligadas ao esporte

O convite foi feito nesta semana pelo secretário Douglas Fabrício

Curitiba – Entidades esportivas e instituições que possam contribuir com o setor vão auxiliar a Seet (Secretaria do Esporte e do Turismo) na construção da Política Estadual do Esporte para os próximos anos.

O convite foi feito nesta semana pelo secretário Douglas Fabrício, ao apresentar aos representantes de uma série de instituições o Programa Paraná Mais Esporte.

Criado no ano passado, o programa entra agora em sua fase decisiva: depois de uma série de reuniões regionais que envolveram 372 municípios para diagnosticar as realidades locais, a Secretaria está formando um grupo de trabalho com cerca de 80 participantes para construir e homologar a nova linha de ação para os próximos anos.

“Hoje sabemos qual é a realidade dos municípios e agora contamos com a parceria de especialistas para fazer um novo planejamento estratégico para o setor”, ressaltou Douglas Fabrício.

Para o presidente do Instituto Paranaense de Ciências do Esporte, Diego Gurgacz, “ouvir a opinião dessas entidades é muito importante no sentido de consolidar essas propostas”.

A ideia é compartilhada pelo presidente da Confederação Brasileira de Clubes, Jair Alfredo Pereira.

“Comprovadamente, cada real que o governo aplica no esporte escolar significa uma economia de quatro reais lá na frente, na vida adulta. Hoje são os clubes os maiores formadores de atletas, mas essa realidade tem que mudar”, destaca.

Os participantes

Além da Confederação Brasileira de Clubes, irão trabalhar em parceria com a Seet na elaboração da nova política as seguintes entidades ligadas ao esporte: Conselho Regional de Educação Física; Associação dos Cronistas Esportivos; Associação das Federações Desportivas Amadoras; PUC (representando as universidades privadas); Universidade Federal (representando as universidades públicas); Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa; Rede SETI Esportes; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria de Educação; e Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Homologação

Nos dias 19 e 20 de abril, as entidades que aderiram ao programa, técnicos da Seet e representantes dos municípios farão uma oficina de planejamento estratégico para debater as propostas para a Política Estadual do Esporte. Em maio será realizado um grande encontro de gestores do esporte para a homologação das propostas.