Cotidiano

Após golpe fracassado, lira turca sobenos mercados asiáticos

TURKEY-SECURITY_CINGAPURA – A lira turca se valorizou frente ao dólar na manhã desta segunda-feira, nas primeiras negociações das Bolsas asiáticas. Por volta das 22h (horário de Brasília), a moeda registrava alta de 2,2%. Na sexta-feira, após as primeiras notícias sobre as mobilizações de militares golpistas, a divisa recuou 5%, a maior queda desde 2008.

Na tarde deste domingo, analistas ponderavam que a reação de investidores poderia ser menos intensa que na sexta-feira.

? Claramente, a tentativa de golpe na Turquia fará investidores e outros participantes do mercado mais cautelosos em comprar papéis turcos de renda fixa, ao menos até termos alguma clareza e que a situação política se estabilize ? afirmou Chavan Bhogaita, em entrevista à Bloomberg News.

Menos de um mês após o Reino Unido decidir sair da União Europeia, a comparação da atual crise turca com o Brexit é inevitável. No entanto, a expectativa é que o imapcto da nova turbulência seja limitado. O papel da Turquia na crise migratória que tem abalado a Europa, no entanto, é motivo de preocupação.

? Não esperaria um impacto maior, da forma como vimos uma corrida para ativos seguros após o Brexit, mas haverá questões levantadas sobre o papel da Turquia. Se o país se tornar instável, poderia se transformar em preocupação para investidores porque claramente a Turquia desempenha um papel crítico na crise síria ? ponderou Keith Wa, economista-chefe da gestora de ativos Schroders, em entrevista à agência Reuters.