Cotidiano

Após gafe de líder em pesquisas, candidatos à prefeitura de Curitiba falam sobre moradores de rua

RIO – Dias após a polêmica declaração do líder na pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Curitiba Rafael Greca (PMN) de que vomitou na primeira vez que tentou ?carregar um pobre no carro?, dois concorrentes ao cargo do executivo municipal dedicaram espaço nos programas de campanha com propostas aos moradores de rua da cidade. De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada no último dia 23, mostra que Rafael Greca, ex-prefeito da cidade, lidera com 45% das intenções de voto. Ney Leprevost (PSD) e Maria Victória (PP) aparecem com 6% das intenções de voto. Ambos aproveitaram a polêmica e abordaram o tema no programa eleitoral desta semana.

No vídeo de um minuto um e 46 segundos, Maria Victória aparece conversando com moradores de rua em uma via pública da cidade.

?Me corta o coração ver tanta gente morando nas ruas. Fico indignada que políticas públicas interessantes, como as casas de acolhimento, tenham sido desativadas. Precisamos firmar parcerias com entidades da área social para ajudar a reduzir o número de moradores de rua e, acima de tudo, reinseri-los na sociedade?, afirma a candidata. Programa eleitoral – Maria Victoria (PP)

Já a campanha de Ney Leprevost dedicou um programa de um minuto e 12 segundos ao tema, explorando o crescimento no número de moradores de rua e o maior consumo de crack. ?Vamos revitalizar o Centro e enfrentar este sério problema social com o olhar solidário e pulso firme. Vou fazer casas de recuperação, inclusão e saúde. Temos que oferecer tratamento para estas pessoas se recuperarem. Vamos dar a elas a chance de ter uma profissão. A política de só dar o peixe não funcionou. É preciso ensinar a pescar. O mais importante é a prevenção. Por isso, vamos fazer o programa Craques contra o Crack?, afirmou o candidato. Programa eleitoral – Ney Leprevost (PSD)

PREFEITO PEDIU DESCULPAS APÓS DECLARAÇÃO

O ex-prefeito de Curitiba e candidato ao posto municipal nesta eleição Rafael Greca (PMN) foi alvo de críticas após ter afirmado que vomitou na primeira vez que tentou ?carregar um pobre no carro?. Greca participava de sabatina promovida pelo jornal ?Bem Paraná? e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Perguntado sobre o que fará, caso eleito, a respeito do crescimento do número de moradores de rua, o político mencionou Papa Francisco, sugeriu a criação de albergues com serviços essenciais e citou sua passagem como membro assistencial da Casa dos Pobres da Igreja Católica. Em certo momento, entretanto, disparou:

? Eu coordenei o albergue Casa dos Pobres São João Batista para a igreja católica durante 20 anos. Eu nunca cuidei dos pobres. Eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que eu tentei carregar um pobre no meu carro eu vomitei por causa do cheiro.

Depois, em uma postagem no Facebook, ele disse que a declaração foi descontextualiza ?para tentar enganar as pessoas?:

?Ontem, durante a Sabatina na PUC, ao exaltar o difícil trabalho dos educadores sociais e das irmãs de caridade, comentei sobre o quão difícil é o trabalho de resgate social.. Com sinceridade disse que não tenho a capacidade desses profissionais para o resgate, mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Agora, divulgam um pedaço do vídeo contra mim. Assista a verdade na íntegra e refute a mentira dos desesperados. Mesmo assim peço perdão pela minha falta de clareza ao relatar a minha primeira experiência com o resgate social?, escreveu.