Esportes

Após duas semanas navegando, barcos da Cape2Rio chegam ao Rio de Janeiro

Após quase duas semanas navegando pelo Oceano Atlântico, o barco peruano Runaway foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da regata Cape2Rio 2017. A tradicional prova náutica é realizada desde 1971 e tem largada na Cidade do Cabo e chegada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em outras edições a prova já teve como destino final Punta del Este, no Uruguai, e Salvador.

O Runaway navegou as cerca de 3.500 milhas em pouco mais de 13 dias.

– Todos nós competimos em vários eventos, mas essa é uma verdadeira travessia oceânica. Cruzar o Atlântico e ir de um continente a outro é muito especial. É um feito de se orgulhar, pois não há muitas oportunidades de se fazer algo assim – disse Steve Dodd, do Runaway.

O barco alemão Black Pearl chegou em segundo, seguido pelo sul-africano Lion of Africa Vulcan.

Com bandeira de Angola e um brasileiro na tripulação, o Mussulo 40 chegou em quarto no geral após 16 dias e 14 horas navegando. O comandante angolano José Guilherme Caldas e o skipper brasileiro Leonardo Chicourel comemoram a vitória na categoria Double Hand, quebrando o recorde da prova em mais de um dia.

– Somos uma equipe formada apenas por dois tripulantes e apesar de todas as adversidades encotradas ao longo da jornada, conseguimos disputar de igual para igual com tripulações completas de profissionais, em barcos maiores. Desde o início da regata, nos mantivemos entre as primeiras posições – comemorou o comandante José Guilherme Caldas.

O barco brasileiro Saravah está a cerca de 600 milhas da linha de chegada, e deve alcançar o Rio nos próximos dias. O Iate Clube do Rio de Janeiro planeja uma festa, com fogos, na chegada da embarcação.