Economia

Após dois meses de queda, produção industrial registra alta de 7% em maio

Rio de Janeiro – Depois de cair ao menor nível da história em abril, com retração de 18,8%, a produção industrial subiu 7% em maio na comparação com o mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ontem. O resultado foi beneficiado pela base de comparação baixa e pela flexibilização das medidas de isolamento social contra o coronavírus em algumas partes do País.

“É natural esse crescimento [de maio] em função de o mês de abril ter sido muito caracterizado por uma interrupção e paralisações de plantas produtivas. Então, com a volta da produção em maio, mesmo que de forma parcial, isso tem algum tipo de acréscimo em relação aos meses anteriores”, justificou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do IBGE.

Prova disso é que o crescimento foi insuficiente para reverter a queda de 26,3% acumulada nos meses de março e abril. Com isso, o setor fabril permanece no segundo patamar mais baixo desde o início da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal, 34,1% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

O pesquisador lembra que a indústria operava em maio 21,2% abaixo do patamar em que estava em fevereiro, antes do início da a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus.