Cotidiano

Após dois meses de queda, confiança do consumidor volta a subir

SÃO PAULO – O ano começou com a confiança do consumidor brasileiro em alta diante da melhora das expectativas com a situação presente, depois de atingir em dezembro o nível mais baixo desde que o presidente Michel Temer assumiu formalmente a presidência do país, segundo dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta quarta-feira.

Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,2 pontos e atingiu 79,3 pontos, após terminar 2016 com duas quedas consecutivas. Em dezembro de 2016, o indicador chegou a 73,1 pontos, menor nível desde junho passado.

?Embora os níveis de incerteza ainda sejam altos e as perspectivas para o mercado de trabalho continuem ruins neste primeiro semestre, as boas notícias da virada de ano aumentam as chances de uma recuperação da confiança (ou, por enquanto, alívio da desconfiança) nos próximos meses?, disse em nota a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt.

Segundo a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 2,9 pontos, para 68,1 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 8,3 pontos, para 88,1 pontos.

Em um cenário de recessão econômica e confiança abalada, o presidente Michel Temer afirmou à Reuters que sua maior preocupação é com o desemprego, embora tenha admitido que a retomada das contratações pode demorar.