Cotidiano

Após derrota nas eleições, cúpula do PT discute refundação da legenda

BRASÍLIA – A Executiva nacional do PT se reuniu nesta quarta-feira pela primeira vez após a ampla derrota eleitoral de domingo, quando perdeu quase 60% do número de prefeituras país afora. E, diante do quadro, a cúpula da legenda já discute uma reformulação total do partido.

O secretário nacional de assuntos institucionais do PT, o deputado federal Reginaldo Lopes (MG), disse que a legenda pode analisar uma proposta de reformulação de sua marca: a estrela vermelha, o número 13 e até o nome do partido, podem sofrer alterações. A saída, segundo Lopes, poderia vir por meio da refundação da legenda.

? Os valores que o PT defende estão cada vez mais vivos na sociedade. Agora, tem uma barreira que as elites conseguiram criminalizar, que é a estrela, o 13, o PT. Então, o que fazer? Há uma criminalização ao PT, à marca e não ao nosso conteúdo ? declarou.

O deputado afirmou que há um racha sobre os rumos que o partido deve tomar. Enquanto um grupo defende a troca de comando do partido apenas no final de 2017, outro quer a antecipação de novas eleições para o diretório nacional. Lopes disse que é preciso que o partido responda à sociedade sobre os rumos da legenda e apresente propostas para mudar os cenários político e econômico.

? O PT deve uma resposta à sociedade. Nossa bancada não adianta ficar falando da crise e não apresentar propostas para o país. O partido ganhou votos na disputa do campo das ideias. Se ficar na tese do “é golpe, é golpe” aí não vai dialogar nunca ? desabafou.

Sobre um possível nome do partido para concorrer a presidência da República em 2018, Lopes afirmou que a prioridade do partido, no momento, é se restabelecer no cenário político.

? Nome é detalhe. A questão é espaço ? afirmou.

Reginaldo Lopes foi candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte. Ele ficou na em quarto com 7,27% dos votos. O segundo turno será decidido entre João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS).

* Estagiário sob supervisão de Paulo Celso Pereira