Cotidiano

Após denúncias, ex-diretor do Instituto Butantan retorna ao Brasil e se defende

jorge-kalil.jpgSÃO PAULO – O médico Jorge Kalil desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos na manhã desta quarta-feira após ter sido exonerado do cargo de diretor do Instituto Butantan. Auditoria realizada apontou irregularidades administrativas no instituto, que é vinculado à secretaria estadual de Saúde e um dos principais centros de pesquisa do país.

Kalil contou ao portal ?G1? que interrompeu sua participação em um congresso em Paris para voltar a São Paulo e se explicar. Como já havia feito após a divulgação do levantamento, o médico voltou a negar as denúncias contra sua gestão.

– É inadmissível que falem mal de um gestor público como eu, que se dedicou e levantou o Instituto Butantan, que estava derrubado e hoje em dia tem orgulho e representação internacional importante – disse ele ainda no aeroporto, onde foi recebido sob aplausos por funcionários do instituto.

Apesar de lamentar sua saída do cargo, o médico disse estar ?tranquilo?. O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na terça-feira que ele permanecerá trabalhando no desenvolvimento de pesquisas no Butantan.

Ainda segundo o ?G1?, Kalil colocou em xeque a competência da empresa responsável pela auditoria, sugerindo ainda que a auditoria ?talvez já veio encomendada para ver algumas coisas?.

O relatório da auditoria, obtido pela TV Globo, mostrou que no período em que Jorge Kalil estava de férias, em julho de 2014, gastou mais de R$ 30 mil em passagens aéreas para a Itália e Porto Rico e mais de R$ 4,5 mil no cartão corporativo. À emissora, ele disse que interrompeu o descanso para participar de encontros científicos. A viagem a Porto Rico, segundo ele, foi cancelada, e o dinheiro estornado.

O levantamento também mostrou um salto no número de funcionários. Em 2011 eram 798 e, em 2014, 1.422. Cargos ligados à presidência eram apenas dois em 2011 e, em 2014, 29, um aumento de 1.350%. À emissora, o Instituto Butantan informou que o aumento do quadro de pessoal se deve ao crescimento da produção.

A Corregedoria Geral da Administração instaurou um procedimento para aprofundar as investigações, que prevê diligências e depoimentos de testemunhas e funcionários. O Tribunal de Contas do Estados informou que analisa as contas anuais dos exercícios da instituição.

Em nota divulgada na terça-feira, a secretaria estadual de Saúde, promete anunciar um substituto nos próximos dias. Enquanto isso, o Butantan ficará sob responsabilidade da Coordenação de Ciência e Tecnologia e Insumos da saúde estadual.