Cotidiano

Após denúncia, governo deve desistir de indicação de diretor de Itaipu

BRASÍLIA – O governo federal deve desistir de nomear Rubens de Camargo Penteado para o cargo de diretor administrativo de Itaipu. A informação de que ele comporia a nova diretoria foi informada pela Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto na sexta-feira passada. Após o site do GLOBO revelar nesta terça-feira que a nomeação fere a Lei das Estatais, a Casa Civil informou que os nomes anunciados ainda estão na fase de pesquisa e que caso seja identificado algum impedimento não haverá a nomeação.

A lista com o nome dos novos diretores foi divulgada à imprensa de forma oficial pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. A informação é que a publicação no Diário Oficial ocorreria nos próximos dias, fato que ainda não ocorreu.

Penteado integrou a executiva do PPS do Paraná até 23 de junho de 2016. Ele foi indicado pelo líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). A Lei de Responsabilidade das Estatais, sancionada no ano passado pelo presidente Michel Temer, porém, veda a nomeação ?de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral?.

A nova legislação foi defendida pelo governo como uma forma de evitar a influência política nas empresas estatais, mas como o Globo mostrou nesta terça-feira todos os indicados têm como padrinhos deputados e políticos do Paraná e na lista há até um advogado que foi acusado de ser funcionário fantasma no Senado.

A Casa Civil informou que a lista divulgada pela Presidência ainda não é oficial e que, neste momento, está em andamento uma pesquisa sobre os nomes indicados justamente para ver se há algum impedimento. Segundo o ministério, caso seja verificado algum problema será necessário nomear outra pessoa para a função. Não há previsão de quando haverá a publicação da nomeação da nova diretoria no Diário Oficial.