Cotidiano

Após denúncia da VEP, perícia diz que roteador apreendido em Bangu 3 tinha 600 gramas

0306_Apreensão Gabriel Ferreira Castilho (2).jpgRIO – O roteador wi-fi apreendido no dia 3 de junho na galeria da penitenciária Bangu 3, que seria utilizado por presos para se comunicar fora da unidade pesava 656 gramas, segundo laudo de exame de informática feito pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A apreensão do aparelho chegou a ser um dos assuntos abordados num dos dez procedimentos investigatórios que foram abertos por ordem do titular da Vara de Execuções Penais (Vep), Eduardo Oberg, a fim de apurar as denúncias de irregularidades no sistema penitenciário. Mas, ao contrário do que foi divulgado pelo magistrado, o roteador não pesava oito quilos. links crise penitenciárias

O roteador estava justamente na galeria onde ficava o traficante Edson Pereira Firmino de Jesus, o Zaca, tio de Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, criminoso resgatado do Hospital Municipal Souza Aguiar, no último dia 19. Zaca teria acompanhado, pelo celular, em tempo real, a fuga do sobrinho e até comemorado. O caso está sendo investigado também por determinação de Oberg.

De acordo com o laudo do exame de informática do roteador, assinado pelos peritos Gustavo Tinoco Saldanha e André Ribeiro, o aparelho não estava acompanhado de revestimento externo e fonte de energia, mas tinha duas antenas para amplificar o “poder de captura e transmissão de sinais”. Segundo a análise, o equipamento, quando ligado, estava em perfeito estado para captação de wi-fi e distribuição de sinal para celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos que precisem de internet.

A perícia recebeu o roteador três dias depois de ele ter sido apreendido pelos agentes penitenciários num vão entre as galerias da unidade. Na época, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que a operação foi feita pela Superintendência de Inteligência da própria pasta.

LEIA MAIS:

Paes diz que estado de calamidade não tem relação com Olimpíada

Estado de calamidade exclui ameaça às instalações esportivas

Governo quer dar Bilhete Único apenas a isentos de IR

Ilha de Brocoió tem casarão tombado, mas que se deteriora sem os cuidados

Corte de despesas na Justiça gera polêmica entre magistrados

Estado estuda parcelar salários dos servidores

?Calendário do 1º semestre da Uerj está totalmente comprometido?, diz reitor

Despesas do estado com servidores requisitados triplicaram

Inadimplência do estado ameaça conclusão de obras do metrô para os Jogos