Cotidiano

Com decisão judicial, associados da Amic poderão abrir estabelecimentos no sábado, aniversário de Cascavel

Possibilidade de funcionar no aniversário da cidade foi obtida ainda no ano passado pela associação que representa os micros e os pequenos empresários

Foto: arquivo
Foto: arquivo

Os micro e os pequenos empresários associados à Amic Paraná (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) poderão abrir seus estabelecimentos normalmente no próximo dia 14 de novembro, sábado, quando se comemora o aniversário de Cascavel. Esse direito foi garantido na Justiça.

A advogada da Amic, Ellen Bruna Giacomini, explica que a decisão, ainda do ano passado, continua com validade. “Nós conseguimos demonstrar que a legislação municipal que proíbe a abertura dos estabelecimentos causa prejuízos financeiros aos comerciantes e viola direitos líquidos e certos. A associação também sustentou que existe insegurança jurídica instaurada por conta de contrariedade da Lei Municipal em face da federal”, contextualiza Ellen.

O fundamento para essa decisão judicial é a Lei Federal 10.101/2000, que autoriza expressamente o trabalho do comércio em geral em feriados, sem distinguir o ramo de atividade, desde que observados os direitos trabalhistas. O juiz que analisou o caso, Eduardo Villa Coimbra Campos, entendeu que, “ao Município, não incumbe proibir o funcionamento dos estabelecimentos descritos na Lei Municipal (comércio em geral, estabelecimentos educacionais etc.), mas sim legislar acerca do horário de seu funcionamento, supletivamente”.

“Na decisão, o juiz deferiu a liminar pleiteada pela Amic e observou que valeria para 2019, mas também para os anos subsequentes. O que é importante observar é que a ordem judicial vale para os estabelecimentos associados da Amic que se enquadram como ‘comércio geral”, informa a advogada da associação, Ellen Bruna Giacomini.

O departamento jurídico da Amic está à disposição dos micros e dos pequenos empresários associados para eventuais dúvidas. Basta entrar em contato pelo telefone: (45) 3036-5636.