Cotidiano

Após chuva, colheita de milho entra na reta final na região de Cascavel

De acordo com o Deral, até segunda-feira, 70% dos 370 mil hectares já haviam sido colhidos

Cascavel – Muitos produtores de milho safrinha aproveitaram o fim de semana e o início da semana para colocar as máquinas no campo e finalizar a colheita do grão na região de Cascavel.

De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural), até segunda-feira (27), 70% dos 370 mil hectares já haviam sido colhidos. Por isso, a dica para o produtor é aproveitar a semana de tempo estável para colocar as máquinas no campo.

“Esta semana será decisiva para a maioria dos produtores de milho safrinha. As empresas que vinham recebendo os grãos não aceitam com mais de 25% de umidade no produto e com o tempo estável para os próximos dias, a dica é colher o restante das lavouras. O clima está favorável”, adianta o técnico do Deral J. J. Pertile.

Mas muitos produtores de milho deverão perder valor de mercado na hora de repassar o produto. Isso porque o excesso de chuva pode ter comprometido parte das lavouras.

“Ainda não temos números exatos, mas podemos dizer que quem teve milho ardido devido à chuva constante terá desconto na hora de entregar o grão. Entre 2% e 6% são toleráveis, mas até 15% do comprometimento no produto o agricultor terá que arcar com o prejuízo”, acrescenta.

Somente em Cascavel, em 53 mil hectares a estimativa é colher 320 mil toneladas. Na regional é de mais de 1,6 milhão de toneladas. Até o começo de julho, os produtores comemoravam aumento de 31% na produtividade, com 7,9 mil quilos por hectare, ainda não se sabe se esta marca baixou.

Trigo

Dos 130 mil hectares de trigo cultivados na região, 50% estão na fase de frutificação e a outra metade em floração. De acordo com o técnico do Deral J. J. Pertile, quem não fez a aplicação dos produtos para o tratamento sanitário antes das chuvas fortes, poderá ter a lavoura comprometida.

“Quem fez a aplicação antes do período com excesso de umidade, ficará mais tranquilo em relação à sanidade das lavouras. Mas já podemos antecipar que nas primeiras lavouras do trigo que não receberam a aplicação, boa parte pode ser comprometida”, ressalta.

(Com informações de Eliane Alexandrino)