Cotidiano

Após Brexit, S&P pode cortar nota de crédito máxima do Reino Unido

S&P.jpg

RIO – A agência de classificação de risco Standard & Poor?s confirmou na manhã desta sexta-feira ao jornal britânico ?Financial Times? que a nota de crédito máxima do Reino Unido (AAA) pode ser rebaixada, após a população votar pela saída do país da União Europeia.

Brexit_2406Segundo o jornal, Moritz Kraemer, diretor de ratings da agência, afirmou que os riscos políticos, financeiros e econômicos associados à decisão de deixar o bloco econômico poderiam levar a um corte do rating no futuro próximo.

?Achamos que o rating AAA é insustentável sob as circunstâncias?, disse o executivo.

O ?FT? afirmou que o governo britânico será informado 24 horas antes de a S&P anunciar qualquer decisão.

As outras principais agências de classificação de risco Fitch e Moody?s já haviam cortado o rating do Reino Unido durante a campanha do referendo. A S&P chegou a afirmar anteriormente que a nota de crédito reflete sua hipótese de que o referendo resultaria na permanência na UE.

Saiba como o Brexit pode afetar a economia

Durante a apuração dos votos do referendo ? que aprovou a saída do Reino Unido com 51,8% a favor e 48,1% contra ?, a libra esterlina chegou a cair 12% frente ao dólar, alcançando o nível mais baixo desde 1985: US$ 1,329. As bolsas asiáticas abriram em queda, que foi ampliada ao longo da sessão desta sexta-feira.

Info classificação rating