Cotidiano

Após Brexit, Escócia faz aceno a novo referendo para deixar Reino Unido

Britain EU-GME2PGCGA.1.jpgEDIMBURGO – Minutos após a indicação de que a saída da União Europeia foi vitoriosa no referendo de 23 de junho, a chefe do governo escocês, Nicola Sturgeon, afirmou que a saída da UE pode provocar a convocação de outro referendo, dessa vez para decidir a permanência da Escócia no Reino Unido. CONTEÚDO BREXIT PAPEL 2306

“O voto aqui torna claro que o povo da Escócia vê seu futuro dentro da União Europeia. O país falou decisivamente”, disse ela em nota.

Todos os distritos escoceses indicaram vitória da permanência no bloco. Em 2014, o governo nacionalistas do país acabou derrotado num referendo para definir se se separariam do bloco. Agora, com número muito maior de deputados no Parlamento.

A Irlanda do Norte será a única fronteira britânica com um membro da UE, a Irlanda, e a restauração do controle das fronteiras pode causar tensões na região, estimam os apoiadores.

Das quatro nações que compõem o Reino Unido, o sentimento pró-europeu é maior em Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales do que na Inglaterra ? que representa 85% do eleitorado e onde a desconfiança em relação à UE tem crescido nos últimos anos. Entre os norte-irlandeses o tema divide políticos e a população ? os católicos republicanos são mais pró-Europa do que os nacionalistas protestantes. Mesmo assim, há grande apoio à permanência no bloco, já que a região tem recebido, nas últimas décadas, bilhões de euros para consolidar o processo de paz e desenvolver a economia.