Cotidiano

Após avó ter diagnóstico de câncer, jovem cria app para pessoas com a doença

kimeo.jpg

RIO ? O engenheiro de software Gustavo Silva, de 23 anos, usou uma difícil experiência pessoal para criar uma rede social que permita a pessoas com câncer conversarem entre si e receberem informações de especialistas. O aplicativo Kimeo, disponível de graça para android e IoS, foi criado em setembro e já conta com mais de 2 mil pessoas cadastradas. Apenas na última semana, o número de usuários dobrou.

A ideia para o aplicativo surgiu após a avó de Gustavo ser diagnosticada, em fevereiro, com câncer de pulmão em estágio intermediário. Ela havia tido câncer de mama há oito anos e, segundo Gustavo, não recebeu informações suficientes sobre a doença.

? Ela não monitorou corretamente, porque não foi informada como exatamente deveria fazê-lo. Também não sabia que era conselhável praticar atividade física regular, por exemplo ? diz ele. ? Vê-la de novo com câncer foi um processo muito duro para a família toda. E pude ver a dificuldade que minha vó tinha para encontrar outras pessoas que haviam passado por situação parecida com a dela e conseguiram se sair bem. É isso o que eu quero possibilitar com o Kimeo.

Gustavo_Silva.jpg

A avó de Gustavo tem hoje 78 anos e está terminando a quimioterapia. Para ele, a tecnologia ajudou a avó e a família a vencer os momentos difíceis.

? A primeira coisa que passa pela cabeça da pessoa que é diagnosticada é: “eu vou morrer”. Não adianta o médico dizer que tem chances de cura. O que faz mesmo a diferença é quando você vê que outra pessoa com o mesmo problema conseguiu se curar. É isso o que te dá ânimo ? analisa ele.

Em sociedade com o administrador George Nastas, Gustavo elaborou o aplicativo com três pilares: a rede social, com trocas de mensagens e fotos entre os usuários; a parte do conteúdo, na qual dados sobre os diversos tipos de cânceres são traduzidos para uma linguagem simples; e uma parte prática-operacional. Nesta última, estão incluídos o alarme do horário de medicamentos, em que a pessoa pode cadastrar a hora de todos os remédios que toma e o app vai lembrá-la, e um mapa de todas as clínicas que estão próximas à sua localização.