Cotidiano

Após atrair curiosos, maior avião do mundo decola de Guarulhos

SÃO PAULO – O maior avião do mundo em atividade, o Antonov 225, decolou do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, no final da noite de terça-feira depois de enfrentar atrasos.

A passagem do Antonov por São Paulo – ele pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, antes de seguir para Guarulhos, – atraiu a atenção de centenas de curiosos. Um vídeo gravado do saguão do aeroporto mostra algumas pessoas aplaudindo a decolagem.

Prevista inicialmente para às 8h de terça-feira, a decolagem do Antonov foi adiada para às 22h30. O atraso aconteceu devido à demora para carregar a aeronave, que seguiu para Santiago, no Chile. Ele transportou um transformador capaz de alimentar 65 mil domicílios com energia elétrica.

A aeronave tem 6 motores, 18 metros de altura e uma envergadura de 88,4 metros. Construída entre 1984 e 1988 como parte do programa espacial da União Soviética, o objetivo inicial do Antonov, que pesa 175 toneladas, era transportar ônibus espaciais soviéticos. Com o tempo, acabou sendo transformado em um avião de carga.

Estacionado, o avião ocupa a mesma área utilizada por sete aeronaves do tipo Boeing 737. Para abastecê-lo, são necessários de três a quatro horas. Ele pode receber até 250 toneladas no compartimento de cargas.