Cotidiano

Após ato de campanha de Pedro Paulo durante missa, padre é notificado

2016 931823832-201608161103372105.jpg_20160816.jpgRIO ? As preces do candidato Pedro Paulo foram ouvidas para além do plano espiritual: ao tomar conhecimento de que o candidato do prefeito Eduardo Paes à sua sucessão subiu os 382 degraus da escadaria da Igreja da Penha para pregar a sua candidatura, o coordenador da Fiscalização Eleitoral da capital, juiz Marcello Rubioli, determinou hoje a notificação do padre Thiago Sardinha, para que este esclareça o ocorrido num prazo de cinco dias. Na notificação, o juiz alerta que é proibida por lei a propaganda eleitoral dentro de templos religiosos (artigo 37, parágrafo 4º da Lei 9.504 de 1997).

Na mesma decisão, o juiz determina que após o pronunciamento do padre, que a denúncia seja encaminhada à 123ª Promotoria para representação por multa para a campanha irrregular de Pedro Paulo. A denúncia foi encaminhada à Fiscalização pelo promotor Francisco Franklin Passos Gouvêa, com base na reportagem ?Após pedido de arquivamento de inquérito, Pedro Paulo sobe 382 degraus da Igreja da Penha, do GLOBO.

Na missa, que se transformou praticamente em um ato de campanha, o candidato do PMDB fez promessas, como escolas de tempo integral. O padre desejou que ele vença as eleições e elogiou a administração Eduardo Paes, que Pedro Paulo pretende dar continuidade, caso seja eleito. A legislação, no entanto, proíbe atos de campanha dentro de templos religiosos.

Na ocasiação, indagado, o padre Sardinha disse que todos os candidatos são bem-vindos:

? A gente abre oportunidade para todos. Se o Crivella vier aqui, vai ter a mesma sorte. Não sei se por intercessão de Nossa Senhora, porque ele é de outra religião, mas é o mesmo Deus. O Freixo, que acho que é ateu. Podemos até fazer um ato ecumênico.

Ao GLOBO, Pedro Paulo disse não temer problemas com a Justiça Eleitoral pelo ato de campanha dentro da igreja:

? Não falei dentro da igreja “vote 15”, ainda que eu tenha lido o salmo 15 ? disse, rindo.