Cotidiano

Após ataque, Merkel convoca reunião de segurança

BERLIM ? A chanceler alemã, Angela Merkel, convocou para este sábado, em Berlim, uma reunião de seu Conselho Federal de Segurança, após o tiroteio em Munique que deixou pelo menos oito mortos ? informou seu porta-voz nesta sexta-feira à noite.

?Os respectivos ministros estão a caminho de Berlim, e vamos analisar a situação no âmbito do Conselho Federal de Segurança, no sábado?, tuitou o porta-voz Steffen Seibert.

Perguntado sobre possíveis motivações religiosas para o ataque , um dos principais assessores da chanceler, Peter Altmaier, afirmou à TV alemã que nenhuma teoria foi descartada.

? Sempre soubemos que essa era uma ameaça a ser esperada ? afirmou em relação ao ataque de segunda-feira em Würzburg. ? E temos que fazer o necessário para prevenir situações como essa. Há cinco anos, a Noruega sofreu o ataque nas mãos de (o terrorista de extrema-direita) Anders Breivik. sabemos que esse terrorismo está aqui, assim como o terrorismo islâmico, que tenta atingir o maior número de pessoas.

Altmaier destacou a importância da vigilância no combate ao terrorismo.

? Sabemos que o responsável pelo ataque em Nice não agiu por conta própria, e isso só reforça nossa necessidade de uma maior atenção e cooperação. Não podemos diminuir esse risco, damos a nossos agentes de segurança os meios para lutar contra essa ameaça ? afirmou. ? Fizemos isso após o 11 de setembro e continuaremos a fazer isso no futuro.