Cotidiano

Após ataque de estranho, mãe defende direito de filho usar saia de tule e viraliza

RIO – O post de uma mãe no Facebook defendendo o direito de seu filho usar uma saia de tule viralizou, recebendo apoios de todo mundo.

Jen Anderson Shattuck, uma americana (ela não forneceu a localização da família para preservar a privacidade do filho) escreveu em seu perfil nesta quarta-feira que seu pequeno Roo, de 3 anos e meio, é um menino como qualquer outro. Gosta de brincar com caminhõezinhos. Gosta de quebra-cabeças. Gosta de comer ameixas. E gosta de usar saias de tule.

Se perguntarem, Roo diz que as saias o fazem sentir bonito e corajoso. Se perguntarem, diz que não há regras sobre “isso é só para garotas e isso é só para garotos”.

“Meu filho já usou sua saia na igreja, na padaria, no trem e brincando na caixa de areia. Na nossa parte do mundo, não é uma questão. Já fizeram perguntas bem-intencionadas, nós respondemos, ficou tudo bem. TINHA ficado tudo bem, até ontem.

Ontem, voltando do parquinho, meu filho e eu fomos parados por alguém que exigiu saber porque meu filho estava usando uma saia. Nós não conhecíamos este homem, mas aparentemente ele estava nos observando a algum tempo.

'Eu só estou curioso. Por que você continua fazendo isso com o seu filho?', disse ele.
Ele não estava curioso. Ele não queria respostas. Ele queria que nós soubéssemos que o que meu filho estava fazendo – o que EU estava deixando o meu filho fazer – era errado.

'Ela não deveria continuar fazendo isso com você', ele disse, falando diretamente com o meu filho. 'Você é um menino, ela é uma mãe malvada. Isso é abuso'.

Ele tirou fotos de nós, embora eu tenha pedido que ele não tirasse. Ele me ameaçou: 'Agora todo mundo vai saber, você vai ver'.

Eu chamei a polícia. Eles vieram, fizeram seu relatório, elogiaram a saia do meu filho. Ainda assim, meu filho não se sente seguro hoje. Ele quer saber 'O homem vai voltar? O homem mau? Ele vai falar coisas feias da minha saia de novo? Ele vai tirar mais fotos da gente?'.

Eu não posso dizer para o filho que o homem não virá, mas posso dizer isso: não serei intimidada. Não me farão vulnerável ou covarde. Não deixarei que um estranho raivoso diga ao meu filho o que ele pode ou não vestir.

O mundo pode não amar o meu filho pelo que ele é, mas eu amo. Eu fui colocada nesta terra para garantir que ele saiba disso.

Vou gritar o meu amor das esquinas.

Vou defender, gritando, o direito dele de andar na rua em paz, usando a roupa que quiser.

Vou mostrar para ele, do jeito que puder, que valorizo a pessoa que ele é, que confio na visão que ele tem para si e que apoio suas escolhas – não importa o que ninguém diga, não importam quem ou o quanto tentem pará-lo.

Nossa família tem um lema:

Nós amamos.

Nós somos gentis.

Nós somos determinados e persistentes.

Nós somos belos e corajosos.

Nós sabemos quem somos. Estranho raivosos não mudarão quem somos. O mundo não mudará quem somos – nós mudaremos o mundo.

EDITADO PARA ACRESCENTAR: Este post é público e pode ser compartilhado. Somos gratos a todos vocês por seu amor e apoio!”.

O motivo pelo qual Jen colocou essa edição no post é que ele viralizou: em cinco dias, foram 42 mil curtidas e 42,2 mil compartilhamentos, a enorme maioria com mensagens de apoio a Jen, Roo e a família.

O caso gerou um movimento on-line, representado pela hashtag #tutusforRoo, com pessoas compartilhando suas imagens vestindo saias de tule para apoiar o menino.