Cotidiano

Após aprovação de acordo de paz, começa etapa de desarmamento das Farc

COLOMBIA-FARC-PEACE-ACCORD-PARLIAMENT-DEMOBOGOTÁ ? Após a aprovação por unanimidade do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo congresso colombiano, na noite de quarta-feira, começa agora o Dia D: em cinco dias, deve ter início a etapa de translado dos guerrilheiros às zonas de transição, que culminará com o desarmamento total das Farc. Na noite de quarta-feira, o presidente Juan Manuel Santos informou que, antes do fim do ano, em 30 de dezembro, todos os membros do grupo devem estar nas zonas de transição. farc

Segundo Santos, em 150 dias, todas as armas das Farc devem estar em poder da ONU.

? O Dia D mais 30, mais 60, mais 90 e até mais 150 dias serão necessários para o processo de desarme ? disse o presidente colombiano.

O Ministério de Defesa, por sua vez, confirmou que já tem tudo pronto para a etapa da desmobilização. Para isso, 12 mil militares farão a segurança dos ?corredores de mobilidade? e das 27 zonas de transição. O acordo ? retificado após ter sido vetado em um referendo popular ? também manteve a promessa feita aos guerrilheiros de que poderiam formar um partido político, disputar eleições e ocupar cargos públicos.

Sergio Jaramillo, membro da equipe de negociação do governo, saudou a decisão da Câmara.

? Estamos comprometidos a trabalhar rapidamente na lei de anistia para os membros das Farc que não tenham cometido crimes hediondos ou crimes de anistia, como foi estabelecido na Justiça Especial para a Paz (PEC). Temos de nos concentrar sobre a implementação.

Além da lei de anistia, o governo vai priorizar propostas que serão avaliadas nesta quinta-feira, como a legislação relacionada com a criação do novo partido político e de uma unidade de busca de pessoas desaparecidas.

A oposição, liderada pelo ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe, queria que o documento fosse aprovado em um novo plebiscito. Mas Santos decidiu submetê-lo à aprovação do Congresso, onde o governo tem maioria.

Na quarta-feira, o governo ainda informou que as negociações com a guerrilha Exército da Liberdade Nacional (ELN) para definir o início das diálogos de paz serão retomadas no dia 10 de janeiro.

?Depois de um pedido do ELN de ir para consultas internas, que foi aceita pelo governo, determinou-se que as conversas para concretizar de maneira definitiva a data de instalação da mesa pública, serão retomadas em 10 de janeiro de 2017?, anunciou a delegação de paz do governo com a guerrilha, em comunicado.