Política

Após ameaça de prender governadores, STF envia notícia-crime contra Damares

A PGR irá decidir de acata ou não o pedido. Ministra afirmou que pediria a prisão de governadores por causa de medidas contra a pandemia

Após ameaça de prender governadores, STF envia notícia-crime contra Damares

O STF (Supremo Tribunal Federal) enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) notícia-crime protocolada contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, pela declaração sobre pedir “a prisão de governadores e prefeitos”.
A frase foi dita durante a reunião ministerial do dia 22 de abril, que precedeu à renúncia do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. A medida é praxe, e caberá à Procuradoria optar se prossegue ou arquiva o pedido.

Durante o encontro, a ministra afirmou que “o Brasil vive hoje a maior violação de direitos humanos da história do País nos últimos trinta anos”. “A pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão [a] processos e nós vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos”, afirmou.

O vídeo da reunião foi divulgado pelo STF como parte de um inquérito que apura suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal. O caso foi denunciado por Moro.

Após a divulgação da reunião, Damares informou pela assessoria do ministério que defendia a prisão para administradores públicos que tivessem violado direitos de pessoas que furaram as regras de isolamento social.

Fonte: Metrópoles