Cotidiano

Após adiamento, sinal analógico de TV é desligado no DF e região

2015_801700873-2015032385317.jpg_20150323.jpgBRASÍLIA – A partir da meia-noite desta sexta-feira, as emissoras de televisão aberta do Distrito Federal e região metropolitana transmitirão suas programações apenas com sinal digital. A finalização da segunda etapa de transmissão das TVs em alta definição no país, que estava marcada para o dia 26 de outubro, foi oficializada nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O adiamento do desligamento do sinal analógico em três semanas ocorreu após uma pesquisa indicar que apenas 88% dos domicílios da região estavam aptos a receber a transmissão digital. A oficialização ocorreu após a divulgação que esse índice subiu para 92% das casas.

A cerimônia de homologação do sinal digital contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, e de representantes de entidades ligadas à radiodifusão.

A transmissão digital em Brasília e em outras nove cidades do Entorno goiano da capital federal inclui cerca de quatro milhões de telespectadores. Beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, têm direito a receber um conversor digital.

A próxima etapa de desligamento do sinal analógico está marcada para o final de março em cidades do estado de São Paulo, como a capital e outras sete regiões. A previsão de desligamento no Rio é outubro do ano que vem.

*Estagiário, sob supervisão de Eliane Oliveira