Cotidiano

Após acordo geral, filho de Hariri é indicado premier do Líbano

LEBANON-GOVERNMENT_HARIRI-GD02VVP6I.1.jpg

BEIRUTE – O presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu nesta quinta-feira ao líder sunita Saad al-Hariri para formar um novo governo depois que Hariri conquistou o apoio de uma maioria de parlamentares, incluindo o influente presidente do Parlamento, que disse que irá cooperar com os esforços de composição do novo gabinete. Aos 46 anos, o filho do bilionário primeiro-ministro Rafik Hariri, assassinado em 2005, assume o cargo em um momento difícil.

A nomeação de Hariri é parte de um acordo político que resultou em seu apoio ao líder cristão Aoun, um de seus opositores políticos, como chefe de Estado. LIBANO

O Parlamento elegeu Aoun, aliado do poderoso grupo xiita Hezbollah, que tem apoio do Irã, como presidente na segunda-feira, encerrando um vácuo de 29 meses no cargo.

O presidente do Parlamento, Nabih Berri, líder do movimento xiita Amal, havia se oposto ao acordo, manifestando objeções que ameaçavam obstruir a formação do novo governo.

Mas, ao anunciar sua decisão de aprovar Hariri como primeiro-ministro nesta quinta-feira, Berri indicou que irá cooperar com os esforços para montar o novo gabinete.

“Se não houvesse intenção de cooperar, não o teríamos nomeado”, disse.

A concessão de Hariri em relação a Aoun reflete a diminuição do papel desempenhado no Líbano por sua aliada regional Arábia Saudita, que vem disputando influência na região com Teerã.

A crise síria dividiu profundamente a política libanesa e Hariri, inimigo do presidente Bashar al-Assad, terá que lidar com o seu adversário de sempre, o movimento xiita Hezbollah, cujas tropas lutam ao lado das forças do regime do país vizinho.