Cotidiano

Após 15 meses, economia tem variação positiva em abril, segundo indicador do BC

m984939.jpg

RIO – A economia brasileira ficou praticamente estagnada em abril nas contas do Banco Central, mas voltou para o campo positivo após 15 meses de queda. Segundo o Índice de Atividade Econômica da autoridade monetária (IBC-Br), a atividade econômica registrou variação positiva de 0,03% na passagem de março para abril, descontando os efeitos sazonais. Já em 12 meses, a taxa está no vermelho em 5,41%.

bc 1606

Com o resultado positivo de abril, o índice encerra uma sequência de 15 meses seguidos no território negativo. A última vez em que o IBC-Br tinha registrado aumento foi em dezembro de 2014.

O PIB é mais complexo que o índice do BC, que é considerado apenas um indicador antecedente e foi criado para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia. O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.

PIB CAIU 0,3% NO PRIMEIRO TRIMESTRE