Saúde

Após 12 dias internada, morre professora Edineia Soares M. Lopes da Escola Maria Fumiko Tominaga

Município adiou início das aulas para 3 de março

Após 12 dias internada, morre professora Edineia Soares M. Lopes da Escola Maria Fumiko Tominaga

Faleceu, por decorrência de complicações da covid-19, na manhã desta quarta-feira (24) a professora Edineia Soares Marinhuk Lopes da Escola Maria Fumiko Tominaga, na região norte de Cascavel.

A Secretária de Educação, Marcia Baldini, informou em suas redes sociais a morte da servidora municipal. Confira a nota:

Com muita tristeza informamos o falecimento da professora Edineia Soares M. Lopes.
A professora atuava na Escola Maria Fumiko Tominaga e dedicou sua vida a educação de nossas crianças com muita maestria.
Uma grande perca para a Rede Pública Municipal de Ensino!
Nossos sentimentos aos familiares!

Na tarde de ontem, uma denúncia informava que, na Escola Municipal Professora Maria Fumiko Tominaga, havia nove servidores infectados, inclusive a professora Edineia que estava em estado gravíssimo. A diretoria da escola esclareceu que houve três casos confirmados, incluindo o da professora Edineia, e nove em isolamento, mas que não estão necessariamente contaminados, apenas em monitoramento. Logo, não se confirma a denúncia.

Conforme a Seed, a professora Edineia testou positivo para covid-19 na data de 12 de fevereiro, tendo agravado seu estado clínico em 16 de fevereiro. A professora estava hospitalizada no Hospital Nossa Senhora da Salete. “Informamos também que a escola está seguindo as normas sanitárias da saúde, zelando pela segurança dos funcionários e de toda a comunidade escolar”, informou a secretaria em nota.

 

Retorno às aulas é adiado para o dia 3 de março

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, solicitou à Semed (Secretaria Municipal de Educação) o adiamento por uma semana do retorno presencial das aulas, que ocorreria nesta quarta-feira (24). Dia 3 de março é a nova data prevista para as atividades escolares presenciais.

A decisão tem como foco a garantia da saúde e da segurança sanitária dos quase 5 mil servidores e dos 31 mil alunos que constituem a rede pública municipal de ensino.

A Semed continuará monitorando a situação e nova avaliação e encaminhamento ocorrerão na terça-feira, dia 2, confirmando ou não o possível retorno no dia 3.

Em coletiva à imprensa no fim da tarde de ontem, a secretária Marcia Baldini explicou que um funcionário ficará em cada escola para orientar os pais que não souberam da suspensão a tempo.

A secretária disse que outra razão foi a confirmação de cinco casos de covid-19 nas escolas e 23 suspeitos, informados no último dia.

*Texto editado às 11h49 para esclarecimento da denúncia sobre infectados na escola Maria Fumiko