Cotidiano

Apoio à paz com as Farc cai quase dez pontos em uma semana na Colômbia

FILES-COLOMBIA-CONFLICT-PEACE-FARC-G8M2TNQ4N.1.jpgBOGOTÁ – O apoio ao ?Sim? no referendo que será realizado no dia 2 de outubro na Colômbia sobre os acordos de paz entre a guerrilha das Farc e o governo caiu quase 10 pontos em apenas uma semana. Segundo a pesquisa da empresa Datatexto para o jornal ?El Tiempo? e a W Rádio, 55,3% dos colombianos ainda são a favor de referendar o pacto que daria fim a um conflito armado de mais de 50 anos. farc

De acordo com a sondagem, o apoio caiu 9,5 pontos percentuais em relação ao registrado há uma semana, quando 64,8% dos cidadãos afirmaram seu apoio ao tratado de paz, em outra pesquisa da mesma empresa. Por outro lado, 38,3% dos colombianos afirmaram que votarão no ?Não?, o que representa um aumento de 10,2 pontos percentuais sobre os 28,1% registrados na semana passada.

Enquanto isso, 4,3% se declararam indecisos e 2,1% não sabem como votarão, segundo a pesquisa. O levantamento foi realizado entre 13 e 15 de setembro por telefone com 2.109 pessoas, e com uma margem de erro de 2,13%.

O presidente Juan Manuel Santos e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño, o Timochenko, assinam no dia 26 a intenção de formalizar o acordo de paz. Para a tratativa ser ratificada, depois dos quatro anos de negociações em Havana (Cuba), o ?Sim? terá que sair vitorioso no referendo. Os principais setores contrários à paz com a guerrilha ? que se desarmaria completamente e se submeteria a acordos de Justiça e integração civil e política ? são movimentos ligados ao ex-presidente Álvaro Uribe, simpático a forças paramilitares de direita que combateram a guerrilha por décadas.