Cotidiano

Apoio a comentário racista contra Michelle Obama faz prefeita renunciar

62111661_First lady Michelle Obama speaks during a campaign rally for Democr.jpg

WASHINGTON – Uma postagem racista na internet contra a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, resultou na renúncia de uma prefeita amiga das autora das declarações. Depois de a chefe de uma ONG no condado de Clay, na Virgínia Ocidental, ser demitida após chamar a primeira-dama de ?macaca de salto?, a chefe de governo da cidade homônima foi alvo da fúria de mais de 150 mil pessoas indignadas numa petição e deixou o cargo.

?Será renovador ter uma primeira-dama com classe, linda e digna. Estou cansada de ver uma macaca de salto?, escreveu no Facebook Pamela Ramsey Taylor, celebrando a eleição de Donald Trump e a entrada em cena da mulher, a ex-modelo Melania.

Os comentários foram apoiados pela prefeita Beverly Whaling: ?Você fez o meu dia, Pam?, escreveu.

Apesar de ter só 491 habitantes, Clay ? que não tem negros ? ganhou atenção mundial pelo fato, e Pamela foi removida da ONG, que presta serviços à população local de baixa renda e recebe fundos federais. Após o Conselho Municipal convocar uma reunião para definir a situação da prefeita, ela abriu renunciou ontem, revelaram conselheiros. Uma petição em condenação de ambas já havia superado os 150 mil signatários durante a tarde.

Pamela disse a uma TV que ?a postagem poderia ser interpretada como racista, mas não era (racista)?. Beverly alegou que seu apoio foi ?pela mudança?: ?Quem me conhece sabe que não sou racista.?

? Esta é a realidade com a qual vivemos nos EUA hoje. Não há espaço para estas atitudes ? condenou Owens Brown, diretor da Associação Nacional pelo Avanço da População de Cor.