Cotidiano

Aplicativos de celular permitem que foliões monitorem suas caminhadas

app.jpg

RIO – Neste carnaval, todos os passos de Natasha Ribeiro serão vigiados. Não é exagero. A foliona de 27 anos passou a usar, esta semana, um aplicativo de contagem de passos em seu celular que vai ajudá-la a ter noção do quanto caminha pelas ruas do Rio durante a festa de Momo. Com certeza não será pouco, se a rotina até a quarta-feira de cinzas for parecida com a do pré-carnaval da moça, que chegou a passar 13 horas em blocos no sábado da semana passada, e 14 horas no último domingo, indo quase de um extremo ao outro do Centro da cidade. Desde o dia 8 de janeiro, Natasha bate ponto em vários dos principais blocos da cidade, como Boi Tolo, Cordão do Boitatá e Orquestra Voadora.

? Acho que o aplicativo vai explodir ? diverte-se ela, ao imaginar a quantidade de passos que o programa no celular deverá registrar.

Ninguém vai atrás de blocos de rua pensando em perder calorias, mas, se isso acontecer como ?efeito colateral?, que mal tem? Para acompanhar isso de perto, tais aplicativos de smartphones permitem não só contar cada passo dado e a distância total percorrida, mas também estimar a quantidade de calorias perdida. Alguns apps detectam até quando a pessoa sobe degraus ? o que exige mais do corpo do que o ato de andar ? e avaliam de forma diferente cada atividade: dança, caminhada e corrida, por exemplo.

COMO UMA CORRIDA DE 10KM

Para um cálculo mais próximo do real, é importante o usuário cadastrar peso, altura e outras variáveis. Só assim é possível ter uma estimativa mais segura para a possível perda de peso.

? Os aplicativos deste tipo têm tecnologias cada vez melhores, e, levando em conta uma margem de erro de 20% para mais ou para menos, eles são uma boa fonte de estímulo para a atividade física ? analisa um dos maiores especialistas em medicina do exercício do Brasil, o cardiologista Claudio Gil Araújo. ? Quem acompanhar o ?desempenho? na folia por meio desses apps pode usar a diversão a favor da saúde, o que é ótimo. Info-aplicativo

De acordo com especialistas, o gasto de calorias no carnaval de rua é evidente. O fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estima que, para cada hora de dança, a pessoa queime três vezes o seu peso em calorias. Ou seja, alguém com 60 quilos, por exemplo, perderia 180 calorias em uma hora. Se ficar no bloco por dez horas e dançar ao longo de cinco, chegará a 900 calorias, em média. É uma estimativa, claro, porque há determinadas danças, como o frevo, que exigem muito mais do corpo do que outras.

? Se não fossem as comidas doces, as frituras e as bebidas alcoólicas, dava para comparar o ato de pular bloco por no mínimo cinco ou seis horas com uma corrida de dez quilômetros. Não é muito diferente, mas o que estraga é o que grande parte dos foliões ingere ? afirma Correia, que culpa menos a cerveja do que as comidinhas gordurosas. ? O problema não é a cerveja propriamente dita, mas o que a acompanha: coxinha, batata frita…

O fisiologista também compara a brincadeira nos blocos com o ato de pular corda. Mas explica que, embora fiquemos mais cansados quando pulamos corda, o gasto energético dessa prática é o mesmo que o de caminhar.

? O que difere é a nossa habilidade para cada uma dessas atividades. Estamos acostumados a andar desde pequenos, mas pular exige grupos musculares diferentes, que não usamos com frequência, então cansa mais ? esclarece Correia.

PERDA DE MASSA MAGRA

Para Juliana Pascuotte Cândido, professora de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é válido usar aplicativos de contagens de passos e calorias para ?autoconhecimento?, mas é preciso saber que a perda de peso registrada nos apps pode ser, na verdade, uma perda de massa magra ? em especial músculos e líquido corporal ?, e não de gordura.

? A perda de massa gorda, que é o que de fato faz a pessoa emagrecer, está relacionada a um processo de longo prazo. Dependendo das escolhas que a pessoa fizer nos dias de carnaval, ela pode perder peso, mas vai ter que continuar depois com uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios para realmente emagrecer ? pontua Juliana.

O mais indicado é que os foliões abusem das frutas e dos sucos naturais, para repor as muitas vitaminas perdidas durante a folia, em especial no calor de fevereiro ? a previsão é de que a temperatura máxima no Rio fique, em média, em 34 graus até a quarta-feira de cinzas.

De acordo com André Reis, professor de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Exercício e Ciências da Saúde, quem exagerar nos alimentos com gordura não apenas aumentará a quantidade de calorias entrando no corpo, mas também vai tornar mais lento o gasto calórico provocado pela atividade física.

? Alimentos ruins são tóxicos ao organismo, então atrapalham o resultado dos exercícios ? destaca ele.

PARA FICAR NA LINHA

Lembrar de beber água: Há vários aplicativos cuja função é, basicamente, lembrar o usuário do simples ato de beber água. O Hydro, por exemplo, calcula a quantidade mínima de água que o usuário precisa ingerir com base em seu peso e sua altura, e soa alarmes caso ele não siga o cronograma. É gratuito, tanto para iOS quanto para Android. Outro conhecido é o Beba Água, que faz até relatórios diário, mensal e anual. Este é de graça só para Android. Quem usa iOS tem que pagar US$ 0,99.

Comidinhas mais leves: Quem quer diminuir a quantidade de calorias que ingere pode contar com a ajuda do app Foodtweeks, que informa o valor calórico aproximado de cada refeição e sugere pequenas substituições nos ingredientes, ou ?tweeks? (dicas), para ?emagrecer? o prato. Tem ainda o Tecnonutri, que calcula o IMC do usuário e ?monta? cardápios balanceados que ele pode seguir. Ambos são gratuitos para Android e iOS.

Receitas de sucos: O app Guia de Cozinha Light tem mais de 150 receitas, incluindo de sucos, que prezam pela alta quantidade de nutrientes e pela boa digestão. De graça, para Android e iOS. Já o Bing Receitas e Bebidas tem mais de cinco mil receitas. Algumas vêm até com vídeos explicativos, ótimos para aprender a fazer sucos reforçados para a folia. É exclusivo para Windows Phone.

Para curar a ressaca: De graça, o Hangover Cures (Android) dá dicas como tomar paracetamol com suco de frutas, e o usuário pode avaliar as recomendações, dando notas, e identificar as mais bem posicionadas no ranking. Parecido, existe também o Superar Ressaca, só para iOS.