Cotidiano

Aplicativos ajudam no planejamento de viagens na medida certa

FRANCE-TOURISM-LIFESTYLE-PARIS (14)RIO – Há tempos o celular é menos telefone e mais um minicomputador de bordo. E recentemente também se converteu em ferramenta útil para a organização e o planejamento de viagens, com o desenvolvimento de uma série de aplicativos que vão de busca de passagens, comparação de tarifas, reservas de quartos a até aglutinação de reservas.

Alguns desses apps já começam a atuar em mais de uma frente. Como é o caso do Booking.com, que agora oferece, em seu próprio aplicativo, a possibilidade de o usuário comprar ingressos para atrações e passeios nas cidades onde já fez sua reserva de quartos de hotel.

O pagamento é feito diretamente no programa, sem necessidade de redirecionamento para página externa, e o comprovante vem em forma de código eletrônico QR. O serviço, batizado de ?Reserva de Experiência?, está disponível por enquanto apenas para produtos turísticos nas cidades de Paris, Amsterdã, Londres, Roma e Dubai. Até o fim do ano, Nova York deve entrar na lista.

As sugestões são processadas segundo o perfil do usuário, suas buscas no aplicativo, os interesses e o endereço de hospedagem. Um sistema de inteligência parecido com o usado pelo site de comparação de passagens aéreas Voopter na ferramenta de alerta de bilhetes em promoção e no conteúdo com sugestões que envia por e-mail.

? O usuário nos diz o período em que deseja viajar, o destino e a faixa de preço. Quando surge uma oportunidade dentro desses parâmetros, enviamos o alerta. Quanto mais soubermos sobre o viajante, mas útil para ele será o nosso serviço ? conta o CEO do Voopter, Petterson Paiva, ressaltando que a partir do fim do ano outras variáveis serão incluídas no banco de dados, como se a pessoa costuma viajar em família ou sozinho, a lazer ou a trabalho, se tem programa de milhagem e o estado civil, por exemplo.

Tudo num único app

O serviço de alerta de promoções é também um dos carros-chefes do Kayak, outro portal especializado em pesquisas de tarifas, tanto aéreas quanto de hotéis ? e, mais recentemente, de pacotes turísticos. O portal, porém, se diferencia do concorrente brasileiro pela ferramenta Trips, que agrega em um mesmo ambiente diversas informações sobre a viagem. Nela é possível salvar os hotéis e voos pesquisados e acompanhar a tendência de preços desses itens, organizar o itinerário da viagem e receber alertas sobre o horário do embarque, a proximidade do check-in no hotel, por exemplo.

Agregar informações de uma viagem em um mesmo serviço é uma tendência que vem se fortalecendo entre os aplicativos de viagem, como Trip It e o Trip Case. O mais recente nas prateleiras virtuais é o Google Trips, que promete ser ?um guia personalizado com todas as informações essenciais para uma viagem?. Ele organiza a programação do turista em categorias como roteiro do dia, reservas, o que fazer, comida e bebida, além de reunir as informações sobre reservas de voos, diárias de hotéis, para restaurantes e de ingressos para shows e atrações.

Como não poderia ser diferente, o aplicativo é sincronizado com a ferramenta de buscas do Google e com o Maps, o que permite oferecer informação de atrações e caminhos nos arredores de onde o usuário se encontra. E com base no perfil do viajante e em comentários feitos por outras pessoas em sites de avaliação de produtos turísticos, o programa sugere roteiros e passeios em mais de 200 cidades no mundo, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Uma vantagem é que todo o conteúdo compilado pode ser acessado off-line, ou seja, sem sinal de internet.

Mais sobre os aplicativos

Booking.com. A nova ferramenta ?Reserva de Experiência? já está presente nas novas versões do aplicativo gratuito do site, disponível para Android e iOS. booking.com

Voopter. Gratuito, pode ser encontrado nas lojas App Store e no Google Play. voopter.com.br/app

Kayak. Tanto o alerta de bilhetes aéreos quanto a função Trips estão nas versões do aplicativo (gratuito) para os sistemas iOS e Android, inclusive para tablets e smartwatches. kayak.com.br/mobile

Google Trips. Gratuito pode ser baixado na App Store e no Google Play. google.com/trips

Trip It. Disponível para iOS e Android, tem duas versões. A gratuita tem organizador de roteiros, sincronia com calendário do celular e agregador de reservas. A paga (US$ 49 por mês) oferece alerta de voos, localizador de opções de voo, rastreador de programas de milhagem e outros. tripit.com

Trip Case. Aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, reúne informações de viagem em um mesmo lugar, dá dicas de serviços locais, permite o compartilhamento de roteiros e tem notificação de status de voo. tripcase.com