Cotidiano

Aplicativo vai mostrar evolução de obras que estavam paradas

BRASÍLIA – Os brasileiros poderão fiscalizar se o governo cumprirá a promessa de retomar as 1.600 obras públicas paralisadas. Depois de anunciada a retomada dessas obras, neste mês, o Ministério do Planejamento criou um aplicativo para smartphones que permitirá a qualquer cidadão avaliar a evolução dessas obras, que devem consumir R$ 2 bilhões. O aplicativo ?Desenvolve Brasil? já está acessível no sistema Android e deverá ficar disponível para o sistema iOS, de iPhones, em breve. As informações do sistema serão atualizadas periodicamente, como já ocorre no aplicativo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

? É um aplicativo pioneiro na governança digital com foco na melhoria de serviços, acesso à informação e aprimoramento do monitoramento, além de participação popular, por um novo canal de diálogo _ disse João Paulo Bittar Hamú Nogueira, diretor de Informações da SDI – Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do ministério.

Diferentemente do aplicativo do PAC, o Desenvolve Brasil será conectado ao Facebook, permitindo que as pessoas enviem fotos, avaliações e comentários sobre os empreendimentos. Além disso, também há uma ferramenta de georreferenciamento, em que os cidadãos poderão localizar as obras mais próximas.

? A iniciativa inaugura uma vertente importante desse governo, que é a comunicação digital direta com o cidadão ? disse Nogueira.