Cotidiano

Aplicativo para celular mapeia tiroteios no Rio

RIO – A Anistia Internacional lançou nesta terça-feira o aplicativo Fogo Cruzado, que tem como objetivo mapear os tiroteios no Rio. A ideia é criar um mapa colaborativo online da violência armada na cidade para servir como fonte para uma ampla discussão sobre os tiroteios e suas consequências no dia a dia da população.

O aplicativo, que por enquanto está disponível apenas para Android, coletará as informações por meio de dados das polícias, da imprensa, das redes sociais e dos próprios usuários. Ao preencher um formulário simples e seguro, qualquer cidadão pode registrar a ocorrência de um tiroteio em seu bairro. A informação é transformada pela plataforma em uma notificação em um mapa da região metropolitana do Rio, disponível no site, ilustrando a prevalência e a distribuição geográfica e social da violência armada na cidade.

Ao jornal Extra, a coordenadora da campanha Jovem Negro Vivo, de onde partiu a iniciativa de criar o aplicativo, informou, no entanto, que o objetivo do projeto não é fornecer informações em tempo real para os usuários, como outros aplicativos já fazem.

— Vamos publicar semanalmente dados que foram coletados nos sete dias anteriores. Também lançaremos relatórios mensais, e a cada três meses usaremos os dados para coletar informações com o governo do estado para termos um panorama mais completo da violência na cidade — explica Rebeca Lerier.

O aplicativo vai funcionar em modo piloto até dezembro de 2016 nas comunidades Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (Nova Iguaçu), com a perspectiva de ser aprimorado a partir das informações acumuladas nos primeiros seis meses de funcionamento.

— Dados a partir do mapa vão nos ajudar a entender como essa violência está distribuída na cidade: se são tiroteios demorados e como aconteceram. Enfim, entender melhor os motivos de o Rio estar vivendo essa realidade de tanta violência — diz Rebeca.

O primeiro relatório semanal do Fogo Cruzado deve sair na próxima quarta-feira. Já a coleta mensal será divulgada no dia 2 de agosto.

Em nota, o diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Atila Roque, explicou que o aaplicativo não pretende lidar com denúncias de casos específicos de intervenção policial, por exemplo.

“Com base nos dados gerados pelo aplicativo, vamos solicitar informações complementares às autoridades para melhor compreender os impactos dos tiroteios em aspectos como o fechamento de escolas e consequente suspensão de aulas, número de vítimas fatais (civis e agentes de segurança pública), feridos, fechamento de vias de trânsito, entre outros”, afirma Atila.