Cotidiano

Apicultores contam com ajuda da tecnologia

A produção de mel pode ser uma rentável opção às minis e pequenas propriedades rurais da região

Santa Helena – A produção de mel pode ser uma rentável opção às minis e pequenas propriedades rurais da região. De olho nisso, cem apicultores participaram de seminário com foco na atividade. Um dos assuntos centrais foi como incorporar novas tecnologias para que as colmeias tenham rentabilidade ainda maior. O evento foi em Santa Helena em parceria da Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste) e Biolare.

O especialista Robson Raad,  que é apicultor desde 1982, repassou os conteúdos. Ele falou sobre a criação de abelhas-rainha, como escolher as matrizes e sistemas para cada realidade, além da marcação das rainhas e uso correto do código de cores. Os inscritos ainda tiveram acesso sobre preparação de enxames para a safra.

Segundo Robson, quando se trata de novas tecnologias a tendência é ter primeiro uma desconfiança. “Os produtores precisam entender que o negócio começa com o dinheiro e termina com ele e não pode dar prejuízo. Devem seguir a orientação para que se possa criar uma base produtiva sólida que de sustentação ao negócio deles”. As capacitações integram um grande projeto. Segundo o presidente da Coofamel, Wagner Gazierro, a expectativa é de aumento de 40% na produção.