Cotidiano

Apicultores aprendem a multiplicar enxames

O evento teve parceria da Coofamel, a Cooperativa Agrofamiliar Solidária

Santa Helena – A Biolabore, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, e Itaipu desenvolvem várias atividades para estimular a apicultura em Santa Helena e na região da Bacia do Paraná III. A mais recente envolveu 16 criadores que receberam informações sobre multiplicação de enxames do técnico Tadeu Roque de Cristo Júnior. O evento teve parceria da Coofamel, a Cooperativa Agrofamiliar Solidária.

Foram 16 cooperados que receberam assistência técnica especializada, de forma gratuita, com o objetivo de capacitar trabalhadores para melhorar a qualidade e também aumentar a produção gerando mais renda ao trabalhador. Entre as técnicas apresentadas, práticas e métodos destinados ao controle da produção de rainhas, número de rainhas fecundadas, épocas de fecundação e características das rainhas produzidas controlando periodicamente a idade da rainha.

De acordo com Wagner Gazziero, presidente da Coofamel, é de extrema importância a parceria com a Itaipu Binacional por intermédio do Programa Cultivando Água Boa onde, por meio da Biolabore, disponibiliza dois técnicos em apicultura que promovem o desenvolvimento da atividade, assim como todas as atividades agropecuárias.