Cotidiano

Apesar do Brexit, Kerry diz que UE e EUA precisam trabalhar juntos

ROMA – Citando a necessidade de abordar a ameaça do Estado Islâmico e os conflitos da Líbia à Síria, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse no domingo que Estados Unidos, União Europeia (UE) e Reino Unido devem cooperar de perto apesar da decisão da britânica a deixar a UE.

? Há uma continuidade crítica a esta relação, e uma das coisas que eu quero enfatizar vindo hoje para a Europa é o quão importante o relacionamento da Europa, da UE, é para os Estados Unidos e para o mundo ? disse Kerry em declarações com o chanceler italiano, Paolo Gentiloni.

Os comentários de Kerry, que vai a Bruxelas e Londres na segunda-feira, destacam a preocupação de que a agitação política na Europa poderia complicar o objetivo prioritário do presidente americano, Barack Obama, de administrar uma coalizão internacional para derrotar os militantes islâmicos armados.

Ao mesmo tempo, Kerry disse que ele e Obama estão “absolutamente convencidos de que seremos capazes de atravessar isso de uma maneira sensata, inteligente, que leva os melhores pontos fortes da UE, os melhores pontos fortes do mercado, os melhores interesses da nossa segurança nacional e segurança internacional, e trabalhar para mantê-los avançando na direção certa para os nossos países”.

? Eu não tenho nenhuma dúvida sobre a nossa capacidade de ser capaz de fazer isso ? disse ele.

Kerry, que inicialmente havia programado a visita a Roma para encontrar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acrescentou paradas.

O secretário americano reiterou que os Estados Unidos vão manter “uma relação muito próxima e especial com o Reino Unido”.