Educação

Apesar de tentativas dos Ministérios Públicos, Enem acontece neste domingo em todo o Brasil

Apesar de tentativas dos Ministérios Públicos, Enem acontece neste domingo em todo o Brasil

Cascavel – A aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 começa neste domingo (17) e segue no próximo, dia 24, na versão impressa. Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o exame acontece na versão digital.

Ministérios Públicos estadual e federal de diversos cantos do País recorreram à Justiça para tentar impedir a realização das provas, mas sem sucesso. Nessa sexta, diversos órgãos assinaram nota conjunta recomendando que a avaliação fosse suspensa no Paraná. Até a noite, o exame estava mantido.

No Paraná, 239.676 candidatos estão inscritos, sendo 233.247 para o Enem Impresso e 6.429 no Enem Digital. No Brasil, são 5,8 milhões de inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável por organizar a realização do Enem, informou que, neste ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h. A prova começa às 13h30. A ação visa impedir aglomeração na chegada.

Para a realização do Enem 2021, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta de tinta preta, transparente, é recomendado que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele consta, entre outras informações, o local de prova.

Por causa da pandemia, uma série de adaptações foi adotada. Haverá álcool em gel nos locais e deve ser respeitado o distanciamento social.

O candidato deve comparecer usando máscara, caso contrário, não poderá entrar no local do exame. Quem se recusar a usar a máscara dentro das salas de prova será eliminado.

Candidatos que estejam com covid-19 não devem fazer a prova e poderão solicitar a reaplicação que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Quem estiver doente deve comunicar a condição com antecedência, acessando a Página do Participante na internet ou pelo telefone 0800-616161.

Os participantes que apresentarem sintomas de covid-19 na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao local do exame. Quem tiver problemas logísticos, como falta de energia elétrica, também poderá comunicar o problema pela Página do Participante para fazer o exame em fevereiro.

 

Transporte

Nas cidades do interior, diversas prefeituras organizaram ônibus para transporte dos inscritos no Enem. A organização ficou a cargo de cada local.

Em Cascavel, a Divisão de Transporte da Transitar encaminhou ofício às empresas que operam o transporte coletivo comunicando a antecipação na tabela de horários de circulação de ônibus em 14 linhas para os dois domingos em que serão realizadas as provas. As mudanças valem para os dias 17 e 24 de janeiro, quando os quatro locais de provas (FAG, Univel, Unipar e Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone) terão os portões abertos às 11h30.

Considerando o número expressivo de 9.150 inscritos, o objetivo é antecipar a saída antes das 12h nessas linhas para facilitar a chegada dos estudantes aos locais.

As linhas que não foram alteradas seguem os mesmos horários da tabela de domingos e feriados, disponível no site da Transitar.

 

Carro extra

Também nos dois domingos, será disponibilizado um carro extra a partir das 12h no Terminal Oeste para cobrir eventual demanda adicional da Linha Paulo Godoy, a qual atende a FAG e a Univel, os dois locais de provas com o maior número de inscritos.