Cotidiano

Apesar de pedido de Lula, Haddad diz que não vai se licenciar

201609092025343778.jpgSÃO PAULO. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse neste domingo que não vai se licenciar do cargo na reta final da campanha eleitoral. Ele é candidato à reeleição. Indagado por jornalistas, durante sua participação no ato contra o governo de Michel Temer na Avenida Paulista, se iria se licenciar, Haddad disse apenas: ?não? e saiu caminhando.

Assim, o prefeito deixa de atender a um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria que ele se licenciasse para se dedicar mais à campanha ? considerada fundamental para o PT.

Na sexta-feira passada, Lula cobrou que Haddad se licenciasse na reta final da campanha.

? Eu estou enchendo o Haddad para que ele peça licença da Prefeitura (…) e (ele e Gabriel Chalita, seu vice) comecem a partir das seis horas da manhã a ir para estações do metrô. Porque na verdade quem é o carro-chefe da campanha é ele, quem é o candidato é ele, então ele tem a obrigação política de tentar mostrar que se ele não voltar o povo vai perder tudo o que foi feito nesta cidade ? disse Lula.

Estagnado nas pesquisas de intenção de voto, a campanha de Fernando Haddad passou a tentar relacionar os adversários a Michel Temer, numa tentativa de pegar carona nas manifestações contra o novo presidente. A ligação entre Marta Suplicy (PMDB), Celso Russomanno (PRB) e João Doria (PSDB) com o governo federal foi também feita por Lula, padrinho político de Haddad, em encontro com trabalhadores na noite de sexta-feira passada.

O evento, convocado por Lula nas redes sociais como um ato contra o aumento da jornada diária de trabalho para 12 horas, foi marcado por ataques aos adversários do prefeito de São Paulo na eleição. O candidato do PT e Lula usaram um adesivo no peito com a frase: ?Fora Temer, fica Haddad?.

? Se a gente for tentar fazer uma ligação entre a eleição de São Paulo e o que aconteceu a nível nacional, a gente vai perceber que só tem duas candidaturas que não tem nada a ver com o golpe dado na Dilma: a do Haddad e a da Luiza Erundina ? disse Lula em seu discurso.

Luiza Erundina também esteve na manifestação da Avenida Paulista nesta domingo. Subiu no carro de som ao lado de Haddad e discursou contra o governo de Michel Temer.