Cotidiano

Apesar de crise, comerciantes estão otimistas com as vendas

Expectativa é que sábado o movimento seja intenso

Cascavel – Embora as expectativas não sejam tão animadoras com relação às vendas de Dia dos Pais, comemorado no domingo (9), visto que a perspectiva de crescimento de vendas é baixa, de até 5%, conforme a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), os comerciantes não deixaram se intimidar pelo momento econômico desfavorável e estão otimistas com uma grande movimentação no setor.

Esse é o caso do lojista Romeu Gebauer, proprietário de uma loja de roupas masculinas. Ele acredita que os filhos não vão deixar de presentear os pais, o que é a chave para as boas vendas.

“A crise já virou mais psicológica que financeira. Em tempos como esse é preciso continuar ainda mais otimista. Temos peças de ótima qualidade e estamos vendendo muito bem”, pontua.

O comerciante aposta ainda na velha fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora, para ter uma alavancada de vendas no sábado.

“Amanhã será aquele tumulto. Vamos até ampliar o horário de funcionamento até as 18h para atender a todos”, frisa.

O mesmo otimismo é encontrado loja de calçados onde Inês Marilene é supervisora.

“Nesta semana o movimento deu uma reagida. E a procura é realmente por presentes de Dia dos Pais. Kits de sapatos, chinelos e cintos são os produtos mais procurados. Sábado esperamos o dia de maior movimento”, acredita.

Em sondagem realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) 61% dos paranaenses pretendem presentear no Dia dos Pais, enquanto 39% devem deixar a data passar em branco.

Entre os entrevistados, 60% devem investir em presentes entre R$ 50 e R$ 100. Contudo, o ticket médio para o Dia dos Pais no Paraná será de R$ 104,50.

Ainda segundo a pesquisa, a crise não afetará o valor do presente para 36% dos entrevistados, algo que a supervisora Inês já sentiu em seus clientes.

“O pessoal tem sido generoso, mas compras à vista são raras. Por isso, temos oferecido opções de parcelamento em até seis vezes. É uma forma de atrair o consumidor”, pontua.

(Com informações de Crislaine Güetter)