Cotidiano

Apesar de Brexit, ações da British Petroleum e da Shell registraram alta

RIO – O preço do barril de petróleo no mercado internacional caiu quase 5% nesta sexta-feira, após a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia. Acionistas da British Petroleum e a Royal Dutch Shell, contudo, duas das maiores petrolíferas inglesas, tiveram motivos para sorrir, segundo reportagem publicada pelo ?Wall Street Journal?.

É que, apesar de terem amargado uma desvalorização de quase 8% em seus papéis logo após a confirmação do Brexit, as duas companhias se recuperaram e ficaram praticamente as únicas do setor de energia a registrar ganhos na bolsa. No caso da BP, a alta foi de 2,6%, enquanto nas ações da Shell subiram 1,4%, usando o dólar como referência.

Para efeito de comparação, gigantes americanas como Exxon Mobil e Chevron registraram quedas de 2,2% e 1,9%, respectivamente, de acordo com a reportagem.

Esse crescimento foi garantido em razão de a maioria das empresas com sede em Londres, apesar de terem custos em libras, têm suas receitas largamente pagas em dólar, disseram analistas da Tudor, Pickering, Holt & Co ao WSJ. Os especialistas acreditam que, no longo prazo, o mais importante para as petrolíferas inglesas será como o Brexit vai afetar a demanda por petróleo.

Em nota, a BP afirmou não esperar impacto significante em seus negócios e investimentos no Reino Unido e na Europa, o que também não deve ocorrer em relação à matriz da empresa e seus funcionários, segundo a agência. Bloomberg. Já a Shell, também em comunicado, destacou que, apesar de ter sido a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, respeita a decisão da maioria dos britânicos. Diz ainda que irá trabalhar para continuar a oferecer energia confiável e acessível a seus clientes no país e na Europa.