Esportes

Apesar da vitória do Botafogo, Jair Ventura evita falar em G-4

Após a vitória de 1 a 0 sobre o Vitória, que levou o Botafogo ao nono lugar no Campeonato Brasileiro, o técnico Jair Ventura manteve o tom sereno ao falar das ambições do time na competição. Para o treinador, a primeira meta é garantir o time matematicamente na primeira divisão. Enfático, ele classificou o assunto Libertadores, por ora, como “proibido”.

Jair acrescentou que “não se ilude” com o bom momento do time, e frisou que as constantes mudanças na competição não permitem uma projeção mais ambiciosa hoje. Na avaliação do treinador, uma derrota já pode mudar o clima de otimismo.

– O Botafogo, depois que conseguir 45 ou 46 pontos, pode falar em G-4. Mas por enquanto estamos proibidos de falar. Passamos o primeiro turno inteiro em uma situação de zona de rebaixamento. Por que agora que temos uma sequência boa pensaremos que está tudo uma maravilha? No futebol as coisas mudam muito rapidamente. Eu não me iludo. Já estou há bastante tempo no futebol. Quando a bola não entra, as pessoas já começam a questionar o trabalho – resumiu.

O técnico definiu o Botafogo como um time sem vaidades, que tem na força do grupo sua principal característica. Ele também ressaltou que ninguém tem vaga garantida no time, mas que os jogadores do que vêm do banco também são fundamentais para a campanha do alvinegro na competição.

– Esse é um Botafogo de muito trabalho. Um Botafogo que sabe a importância de todos, dos que estão em campo e dos que estão no banco. Eu sempre falo da meritocracia. Aqueles que estão treinando bem e se sobressaindo, estão entrando nas partidas e dando conta do recado. A vitória é do grupo. Isso é muito gratificante para o treinador.

Sobre o jogo contra o Cruzeiro pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, Jair ainda não decidiu como irá escalar o time. Com a difícil missão de reverter, em pleno Mineirão, a derrota em casa por 5 a 2 no jogo de ida, a escalação de um time misto é possível, mas o técnico evitou adiantar qualquer informação.

– A gente sabe que contra o Cruzeiro será um jogo muito difícil, mas temos que jogar. Vamos com calma, pensar com calma, ver a situação de todos atletas e ver com qual grupo a gente joga pela Copa do Brasil. Sabemos que as lesões infelizmente voltaram a assombrar General Severiano. E temos que minimizar de alguma maneira – completou.