Cotidiano

Apenas uma das sete universidades definiu retorno presencial

A decisão é individual de cada instituição e depende da deliberação do órgão competente local

Apenas uma das sete universidades definiu retorno presencial

Cascavel – Sem aulas presenciais há 11 meses, devido à pandemia do novo coronavírus, as universidades estaduais do Paraná, que demoraram a aderir ao ensino remoto no ano passado, optaram por manter a modalidade este ano, pelo menos até que se tenha um cenário mais tranquilo e seguro em relação à pandemia.

A decisão é individual de cada instituição e depende da deliberação do órgão competente local, em atenção ao princípio constitucional da autonomia universitária, respeitados os procedimentos estabelecidos pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e as orientações da Comissão de Especialistas coordenada pela Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Por enquanto, conforme informações repassadas pela Seti, apenas a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) definiu que deve retomar as aulas presenciais no dia 30 de abril, na condição de reavaliar a decisão, se preciso. As aulas remotas, que começaram em julho do ano passado, retornam em fevereiro e as datas do fim do ano letivo de 2020 e do início ao ano de 2021 não foram informadas.

 

Unioeste

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) informou que segue com as atividades letivas presenciais suspensas, sendo que, neste momento, adota 100% de aulas on-line. A universidade esclarece que a retomada das atividades presenciais só ocorrerá após discussão com a Seti, a Sesa e a comunidade interna, e quando houver condições de segurança sanitária.

O primeiro período letivo especial e emergencial começou em 18 de janeiro de 2021 e termina em 15 de maio de 2021. Já o segundo período letivo especial e emergencial terá início em 24 de maio de 2021 e termina em 30 de setembro de 2021. O ano letivo de 2021 deve começar somente depois disso.

 

UEL

Na região norte do Estado, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) realiza as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação no formato remoto, Elas recomeçam nesta quinta-feira (18).

As atividades administrativas presenciais foram retomadas de maneira remota. Já as atividades acadêmicas presenciais e dos eventos públicos seguem suspensas até 28 de fevereiro.

Os conselhos e os órgãos da universidade avaliam, periodicamente, as condições para retomada das atividades presenciais, com base nos dados epidemiológicos da cidade de Londrina e do Paraná.

A UEL informou que o calendário acadêmico para os cursos de graduação prevê o encerramento do ano letivo de 2020 até 25 de junho de 2021. Entretanto, os colegiados de cursos de graduação podem avaliar e antecipar o encerramento, especialmente para as turmas dos últimos anos, considerando o cumprimento das cargas horárias das disciplinas.

 

Uenp

Ainda na região norte, a Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) informa que tem previsão de retomar as atividades acadêmicas presenciais ainda no primeiro semestre deste ano, mas o retorno depende da autorização das esferas competentes, considerando a situação da pandemia da covid-19 no Brasil.

Por isso, ainda não há data prevista para esse retorno, já que ela será avaliada pelo Comitê de Elaboração de Plano de Contingência da Covid-19 na Uenp, para posterior aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.

Informações sobre a previsão do fim do ano letivo de 2020 e do início do ano letivo de 2021 não foram repassadas.

 

UEM

Na UEM (Universidade Estadual de Maringá), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou a modalidade de ensino remoto até 29 de maio, quanto termina o ano letivo de 2020. Ainda assim, nada há definido para um possível retorno de aulas presencias.

A previsão é de que o calendário de 2021 passe a ser discutido só em março ou no começo de abril. A autorização do retorno presencial vai depender do parecer do Grupo de Trabalho Técnico que trata dos assuntos da covid-19 na UEM, que garanta as condições de segurança preconizadas pela Sesa.

Ainda assim, os colegiados dos cursos de graduação da área da saúde poderão autorizar o retorno das atividades presenciais para as turmas dos últimos anos, desde que sejam cumpridas todas as medidas previstas nos protocolos de segurança.

 

Unicentro

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que tem sede em Guarapuava, retomou as aulas no último dia 3, mantendo o formato remoto já praticado desde o ano passado. E ressaltou que qualquer alteração no formato das aulas será definida pelos Conselhos Superiores da universidade, mas que não há prazo para que isso ocorra.

O encerramento do ano letivo de 2020 ficou para maio. Já o Calendário Universitário para 2021 ainda não foi deliberado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Unicentro.

 

Unespar

Na região noroeste, a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) informou que o retorno das aulas presenciais será discutido e decidido pelos Conselhos da universidade.

O encerramento do ano letivo 2020 acontecerá em datas diferentes para os cursos e câmpus entre o período de fevereiro e 16 de abril, assim como o início do calendário acadêmico de 2021 ocorrerá em datas diferentes para os cursos e câmpus, entre 1º de março e 26 de abril.