Cotidiano

Apenas 2,3 mil meninas foram imunizadas contra o HPV

Garotas de 9 até 13 anos completos podem receber a dose gratuitamente

Cascavel – Com o objetivo de imunizar todas as meninas, a Secretaria de Saúde do Município realizará neste sábado (21) o Dia D de Vacinação contra o HPV. Garotas de 9 até 13 anos completos podem receber a dose gratuitamente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, de janeiro até o momento apenas 2,3 mil foram imunizadas, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 6.990. Devido à baixa procura, o Município vai intensificar a vacinação em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com horário especial das 8h às 17h.

“É importante ressaltar aos pais que o objetivo é a prevenção de quatro tipos de vírus que podem causar câncer no colo do útero sendo dois deles os principais responsáveis por 70% dos caos de câncer em mulheres na fase adulta”, explica a gerente de divisão epidemiológica, Beatriz Tarbosi.

A campanha nacional teve início em março do ano passado com a faixa etária de 11, 12 e 13 anos e teve 98,43% da meta atingida. Das 7.121 meninas, 7.009 foram imunizadas, em Cascavel.

Devido à baixa procura é preciso alertar aos pais sobre a importância e benefícios que a vacina oferecer.

“Até o momento a vacina não provocou nenhuma reação ou contraindicação. Só pedimos que a menina fique em observação por 15 minutos após receber a dose. Mas queremos que os pais as levem ao posto de saúde mais próximo e assim dará a elas a chance de prevenção”, frisa Tarbosi.

A vacinação só fará efeito antes de a menina ter sua primeira relação sexual e também precisa ter recebido as três doses recomendadas.

Transmissão

O HPV é transmitido por mucosas infectadas pela relação sexual, de mãe para filho no momento do parto ou contato diretamente com a pele.  Depois da primeira dose a menina só irá ser imunizada após seis meses e a terceira dose após cinco anos.

Meninos também podem receber a vacina, mas os pais devem procurar um médico antes da imunização. Em Cascavel na rede particular a dose é vendida, em média, a R$ 400.

(Com informações de Eliane Alexandrino)