Policial

Apac Cascavel será criada oficialmente em assembleia na sexta-feira

Esse é o primeiro passo a ser dado para a efetivação deste modelo de sistema prisional na cidade

Cascavel – A Apac (Associação de Proteção e Assistência a Condenados) de Cascavel será oficialmente criada durante assembleia na sexta-feira, dia 6, às 19h, na sede do Conselho da Comunidade de Cascavel. Esse é o primeiro passo a ser dado para a efetivação deste modelo de sistema prisional na cidade.

Indo na contramão do modelo convencional, a Apac é um dos sistemas prisionais que mais tem dado resultado no mundo, indicando um índice de 90% na recuperação de apenados – contra apenas 20% do sistema atual -, e com um custo até três vezes menor para os cofres públicos.

O reconhecimento das Apacs pela ONU (Organização das Nações Unidas) se traduziu na criação da PFI (Prison Fellowship International), um órgão consultivo para assuntos penitenciários, cuja função é a de tratar da divulgação e expansão do método Apac nos demais países, contando, hoje, com 112 nações filiadas.

A Apac Cascavel, quando estiver em funcionamento com 200 apenados, gerará ao Estado uma economia anual de cerca de R$ 5 milhões de reais diretamente. A entidade ainda promete colaborar com a redução da criminalidade na cidade.

A implantação do modelo Apac no Paraná é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná, e em Cascavel é coordenada pela juíza Substituta da 1ª Subseção Judiciária, Claudia Spinassi. A entidade conta com apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), da Amic (Associação de Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), dos Conselhos Municipais Antidrogas e de Segurança e do Conselho da Comunidade de Cascavel.