Cotidiano

Aos 86 anos, morre Bud Spencer, ator de 'spaghetti westerns'

RIO ? A família Pedersoli anunciou nesta segunda-feira que seu integrante mais famoso, Carlo, morreu aos 86 anos. Conhecido como Bud Spencer, Carlo nasceu em 31 de outubro de 1929 em Nápoles, na Itália, e mudou de nome em 1967, em uma homenagem ao ator Spencer Tracy e à cerveja Budweiser.

“Lamentamos muito dizer que Bud está voando para sua próxima jornada. Fam. Pedersoli”

Bud Spencer morreu

A primeira aparição de Spencer no cinema foi como figurante em “Quo vadis” (1951), rodado em seu país natal. Ele, que participou dos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsinki) e 1956 (Melbourne) como parte do time italiano de natação, só começou a fazer sucesso no cinema a partir do fim dos anos 1960.

Já com o nome trocado e tendo iniciado uma parceria com o também italiano Terence Hill (nascido Mario Girotti), Spencer conquistou fãs em todo o mundo com clássicos do bangue-bangue italiano (gênero também conhecido como ‘spaghetti western’), como “Os quatro da ave maria” (1968) e “Chamam-me Trinity” (1970). A dupla Bud Spencer & Terence Hill atuou em 18 filmes no total.

O ator foi um homem múltiplo, investindo em diversas carreiras. Ele se tornou piloto de avião e helicóptero, em 1972 e, depois que suas aparições no cinema arrefeceram, ele criou sua própria companhia aérea, a Mistral Air, em 1984. Em 2005, ele entrou no mundo político pelo partido de centro-direita Forza Italia, por influência do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.