Esportes

Aos 35 anos, Nicholas Santos ganha sua primeira medalha em um Mundial

Ele terminou na segunda colocação na final dos 50m borboleta

Kazan – O Brasil conquistou nesta segunda-feira (3) sua primeira medalha na natação no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, que está sendo disputado em Kazan, na Rússia.

E o responsável pelo feito foi o veterano Nicholas Santos, que aos 35 anos sobe no pódio pela primeira vez em um Mundial em piscina longa – 50m. Ele terminou na segunda colocação na final dos 50m borboleta, prova que não faz parte do programa olímpico.

O atleta nascido em Ribeirão Preto possui sete láureas em Campeonatos Mundiais, mas todas elas em piscina curta – 25m. Nicholas, inclusive, foi o campeão mundial nos 50m borboleta em Istambul (TUR), em 2012, e vice em Doha (QAT), no ano passado. Mas, em piscina olímpica, esta é a primeira vez que o atleta repete tal resultado.

A prata veio com o tempo de 23s09. Nicholas ficou atrás apenas do francês Florent Manaudou, que cravou 22s97. O bronze foi dividido entre o húngaro Laszlo Cseh e o polonês Konrad Czerniak, que empataram com a marca de 23s15.

Esta foi a primeira medalha da natação brasileira no Mundial de Kazan. Anteriormente, o país havia conquistado três láureas na maratona aquática (um ouro, uma prata e um bronze).

Ao mesmo tempo em que Nicholas quebrou seu tabu pessoal de nunca ter medalhado em um Mundial em piscina longa, outro brasileiro viu sua soberania cair. Cesar Cielo, que era o atual bicampeão da prova, ficou apenas em sexto lugar, com o tempo de 23s21.

(Com informações do Lance!)